Desde a metade de outubro, os internos da Ala Santo Antônio do Hospital São Francisco de Assis esperam eufóricos pela terça-feira. Mal engolem o lanche para aproveitar cada minuto junto aos acadêmicos durante a aplicação do Projeto Chico Letras, que ocorre durante uma hora. São sessenta minutos de atividades lúdicas envolvendo leitura e escrita para cerca de 10 internos da psiquiatria do hospital.
Os integrantes do projeto também participam do intervalo no pátio com os internos, socializando por meio de conversas e jogos de pingue-pongue. O desempenho dos internos, segundo a acadêmica de Letras e Terapia Ocupacional Amanda Löbler, “está ótimo e o retorno é melhor do que o esperado”. Algumas dessas atividades são pedidos dos próprios internos, que deixam recadinhos para os componentes do projeto. Um desses pedidos pode ser trabalhado em breve: escrever uma carta para ser entregue no dia da alta de cada um, como se fosse um antes e depois com uma grande ajuda do Chico Letras.
A emoção de fazer parte de algo que faz tão bem toma conta de todos, mesmo que seja um grupo pequeno de pessoas. “Desenvolve sentimento de simpatia ao longo das intervenções e é isso que nos dá retorno”, comenta professora Najara Ferrari Pinheiro, responsável pelo projeto. Engana-se quem pensa que esse trabalho ajuda apenas um lado: os acadêmicos envolvidos com o Chico Letras também perceberam que as mudanças pelo trabalho com os internos não são apenas pessoais. “Do convívio com eles, começamos a enxergar novas possibilidades de dar aula”, explica Amanda. Lanches são devorados rapidamente, pois a terça-feira é sagrada para aqueles que usufruem das visitas do projeto para dar seguimento às atividades realizadas pelo grupo. E os jogos de pingue-pongue no intervalo, também. Para 2017, o projeto espera conseguir trabalhar com a língua inglesa com os internos do Hospital São Francisco e com a ala infantil da Casa de Saúde.
Para dar continuidade ao projeto, a equipe está arrecadando livros e revistas que podem ser deixados no Hall do Prédio I, localizado na Rua dos Andradas, 1614. Como o Natal está se aproximando, é uma boa hora para fazer aquela faxina e possibilitar que outras pessoas também usufruam e aprendam com este material.
Abaixo, confira outras atividades realizadas pelo curso de Letras no mês de novembro:
“Intervenção Literária em Homenagem ao Centenário de Morte de Simões Lopes Neto”
Curadores: Liane Batistela Kist, Luís Adriano de Souza Cezar e Valéria Iensen Bortoluzzi
Local: Em frente ao Salão Azul, no Conjunto I (Rua dos Andradas, 1614)
24/11
Apresentação das práticas integradas em disciplinas do curso de Letras
Local: Salão Azul
Horário: 18h