O sinal bate e os vestibulandos se acomodam em suas salas. É hora de realizar a prova do vestibular de verão do Centro Universitário Franciscano. Do lado de fora, pais ficam na expectativa e mandam boas energias para seus filhos. Enquanto alguns ficam pelo pátio, outros familiares foram até a Capela São Francisco de Assis, localizada do prédio 15, do conjunto III da Unifra. Ela foi mantida com as portas abertas para que vestibulandos e pais pudessem buscar na fé, a esperança da realização do sonho de seus filhos. É o caso de Luciane Cassol, que veio de Cachoeira do Sul para acompanhar a filha, Kaissa Cassol, 17 anos, que presta vestibular para Medicina. “Algumas sobrinhas já estudam aqui na Unifra, por isso a escolha da instituição”.
Já Aurea Piston veio de Chapecó, Santa Catarina, para acompanhar sua filha, Maria Julia Piston, 21 anos, que está pela quarta vez buscando uma vaga no curso de Medicina. “Apoio total é o que eles precisam neste momento”, ressalta a catarinenese.
Pela primeira vez na instituição, Neiva Matelli, saiu às 5 horas de Gramado para trazer a filha, Gabriela Matelli, 17 anos, que também busca uma vaga no curso de Medicina. A caçula da família, Eduarda Matelli, 9 anos, também quer o mesmo sonho da irmã. “Quero ser médica pediatra quando crescer”, diz a pequena.
Enquanto pais faziam suas orações, alguns vestibulandos que vieram de excursão, mas não realizaram o vestibular da Unifra, buscaram o silêncio da Capela para estudar. Jéssica Carine, 19 anos, natural de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, veio com seus colegas de curso pré- vestibular. “Quando fui me inscrever para o vestibular da Unifra, as inscrições haviam terminado.” Jéssica tenta uma vaga no curso de Medicina e já foi aprovada do vestibular de inverno deste ano do Centro Universitário Franciscano. Ontem, 27, o grupo realizou prova na Universidade de Caxias do Sul.