Na manhã desta terça-feira ocorreu o lançamento da 2ª edição do Festival Santa Maria Sesc Circo. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade receberá artistas circenses em mais de dez apresentações que ocorrerão na lona a ser montada na Gare da Estação Férrea.
Realizada em 2015, a primeira edição foi bem-sucedida, o que garantiu a realização da segunda edição e a criação da Escola de Circo, que está tramitando na Câmara de Vereadores graças ao interesse demonstrado. “Esse ano agregamos outros segmentos como artes visuais e cinema. A prefeitura é parceira e entra com um terço do recurso. A cidade tem muito a ganhar. É uma oportunidade de vários grupos virem se apresentar. Santa Maria pode se tronar um polo de produção e experimentação dessa área que é tão rica historicamente”, declarou a secretária de Cultura Marília Chartune.
De acordo com Ademir José da Costa, presidente do Sindilojas/SM, o festival é uma amostra do que é produzido. “Nossa expectativa é que haja uma troca de experiências não só com a comunidade, mas com os grupos gaúchos, que também vão estar mostrando a sua arte”, avalia Costa.
O objetivo é apresentar a produção atual de circo, incentivando o desenvolvimento e formação de artistas e comunidade. Além da Lona Santa Maria Sesc Circo montada especialmente para a atividade, na Estação da Gare (Largo da Estação Férrea, s/n), o Theatro Treze de Maio, escolas e ruas do município recebem as intervenções circenses.
A 2ª edição do Festival Santa Maria Sesc Circo ocorre entre os dias 06 e 11 de setembro e vai além das apresentações circenses: atividades paralelas acontecerão no Largo da Viação Férrea e no Sesc Santa Maria. A programação completa pode ser encontrada aqui.
O festival é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio do Sirecom, Sesf, Sindilojas, Secovi, Sindigêneros, Lojas Paraíso, Chilli Produções, Unimed, Rede Vivo e Rei Arthur Arroz Nobre.