A TV Unifra leva ao ar nesta terça-feira, 25, a partir das 18h, o segundo debate entre os candidatos a prefeitura de Santa Maria, neste segundo turno. O reprise se dará a cada quatro horas na programação do canal 15 da NET, hoje e na quarta-feira,26.
O debate foi gravado na última sexta-feira, 21, no Salão de Atos do Conjunto I do Centro Universitário Franciscano. Os candidatos ao segundo turno Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobon (PSDB) mediados pelo professor Maicon Elias Kroth, responderam às perguntas elaboradas pela comunidade acadêmica.
Durante três blocos do debate, os questionamentos foram sorteados ao vivo e os candidatos não tiveram direito à réplica. O objetivo era permitir ao público acesso às propostas para que pudessem fazer análise dos candidatos na hora de firmar o voto final.
Dentre as perguntas dirigidas aos candidatos estão questões como a do desenvolvimento da cidade, infra-estrutura urbana, questões referentes à Lei de Incentivo à Cultura, agilização de alvarás de funcionamento, falta de estrutura e de médicos no programa Estratégia de Saúde Familiar, a conservação de bens móveis para preservação da memória local e a valorização de museus e arquivo histórico, em prol da educação e da história do município.
O debate teve momentos tensos. Nas considerações finais, o candidato Jorge Pozzobom afirmou que “o dinheiro público não pertence ao prefeito e sim às pessoas”, e não escapou das vaias ao atacar diretamente o Partido dos Trabalhadores. Estudantes ergueram placas com dizeres “Fora Temer”, “Pozzobom Machista”, “Vai Estudar” e, ainda, referências à polêmica declaração do candidato em áudio vazado semana passada, sobre fornecer super-cola à empregada doméstica para evitar gravidez.
Os candidatos parabenizaram a TV Unifra pela iniciativa e realização do painel eleitoral, bem como pelas perguntas formuladas pela comunidade acadêmica e pela quantidade de jovens presentes no debate. O evento foi uma promoção curso de Jornalismo da instituição e da TV Unifra.