Em comemoração aos cinco anos de troca de conhecimento, rap e integração, dezenas de pessoas prestigiaram a atividade, que tem como objetivo difundir a cultura da rima de improviso e fortalecer o hip hop na região Central do Estado.
As batalhas normalmente são realizadas à capela – sem equipamentos de som -, para mostrar que não é necessário grande aporte técnico para desenvolver a rima de improviso. Mas para a festa ficar ainda mais bonita e para comemorar meia década de história, uma estrutura foi montada para a realização da batalha na sexta.
As vagas para batalhar são limitadas: 16 ao total. Os inscritos são divididos em duas chaves por meio de sorteio. Os classificados passam para a próxima fase. O jurado é o público presente, que, ao final de cada duelo, é chamado a se manifestar em favor do melhor rimador.
A final da disputa foi entre Jean Paulo, conhecido como JP, e Justina Monteiro, representante feminina na cena do rap santa-mariense. Justina se consagrou vencedora da 61º Batalha dos Bombeiros.