A exposição de fotografias intitulada “Macro Visíveis” reúne obras de Juliane Guarienti sob curadoria de Cristiane Ziegler. A mostra está no Hall do Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, nº 66, Centro), e é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 13:30 até 30 de novembro.
Juliane e Cristiane fazem parte do Grupo de Pesquisa em Arte e Design da UFSM, vinculado ao CNPQ. Cristiane é mestranda em Artes e Juliane faz especialização em Mídias para Educação, as duas são formadas em Artes Visuais. Cristiane também foi a artista que criou a exposição anterior sediada no Sesc, sobre bonecas da disney.
Juliane é artista visual há 15 anos, além disso, trabalha com foto comercial, é pintora e professora de artes, fotografia e edição, oferecendo oficinas para o curso de graduação na UFSM e em seu estúdio particular.
Juliane conta que o tipo de fotografia trazido na exposição é uma experiência nova para a profissional, que recentemente dedicava-se à área comercial da fotografia.
“A macro fotografia é utilizada para área técnica ou científica, mas a arte pode ser usada em qualquer área, eu quis sair do figurativo e expressar a arte e o que sinto através da fotografia, comecei a explorar um universo novo. A natureza é muito rica em cores, nuances, texturas, profundidades… Estou iniciando esta pesquisa, mas tenho planos de fazer outra coleção, em telas maiores, com a mesma proposta.”, conta Juliane Guarienti.
Juliane também conta que as fotos foram impressas em Canvas, um tipo de tecido que assemelha a foto a uma pintura.