O professor e pesquisador santa-mariense Marcos Rolim estará neste sábado 18, em Santa Maria para lançamento do seu livro “A formação de jovens violentos – Estudo sobre a etiologia da violência extrema”. O livro resulta da pesquisa de doutoramento de Rolim voltada à investigação das causas da violência extrema, aquela que envolve lesões graves ou mortes sem motivação direta. Durante quatro anos, o pesquisador investigou as razões quem levam os jovens a se tornarem infratores. Em entrevistas realizadas em uma escola de periferia, no Presídio Central e na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) com 111 jovens, constatou que a principal causa do envolvimento de adolescentes com a violência extrema está na evasão escolar.
Marcos Rolim é jornalista, sociólogo, mestre e doutor pela UFRGS, consultor em segurança pública e direitos humanos, e membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Exerceu dois mandatos como deputado estadual e federal pelo PT. Concebeu e editou o Relatório Azul, o mais amplo relatório em direitos humanos publicado no Brasil.Recebeu o Prêmio Unesco em Direitos Humanos no Brasil (1999).
O livro será lançado em Santa Maria amanhã, sábado 18, às 18h, no Instituto Fóton, onde o pesquisador também irá proferir uma palestra. A entrada é gratuita.