Ocorreu nesta quinta-feira, 05, o seminário no eixo de Artes e Patrimônio Cultural, junto ao XXI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, com a temática “O potencial do Cinema Universitário para documentar o patrimônio histórico”. Apresentado pela professora doutora Maria Cristina Tonetto, do curso de Jornalismo da Unifra, o trabalho fez os participantes conhecerem sua pesquisa e mais sobre a produção acadêmica em cinema no Brasil e em Portugal.
O seminário tratou de mostrar parte do que é trabalhado em cinema, com o viés do patrimônio histórico, e como isso é retratado nas produções universitárias. Além disso, foi salientado a importância da circulação em diferentes plataformas e expansão do cinema nas comunidades que não tem acesso a Sétima Arte.
Segundo a professora, ter a chance de apresentar parte dos resultados do seu trabalho no SEPE foi uma experiência muito valiosa. “Foram quatro anos pesquisando sobre este tema e, hoje, tive a oportunidade de tratar com um enfoque diferente, relacionando ao patrimônio histórico. Segundo a professora, o trabalho possui muitas informações, que podem receber outros direcionamentos e novos olhares.
Maria Cristina ainda evidencia que a pesquisa desenvolvida mostra o quanto o conhecimento adquirido fora do país pode ser utilizado como forma de socializar dados para outros grupos de pesquisa, e quanto mais esses resultados forem conhecidos, mais contribuições e maior conhecimento no campo.
O XXI SEPE ocorre entre os dias 4 e 6 de outubro e funciona como uma oportunidade de os discentes e docentes apresentarem trabalhos acadêmicos.