No sábado, 12 de outubro, às 19h, no Bar da Casa (Barão do Triunfo, 995), em Santa Maria-RS, acontece o lançamento do livro de poesia “A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas: uma poemática pop-barroca”, de autoria de Odemir Tex Jr , e publicado pela editora paulista Telucazu.
A proposta do livro parte da crença do autor de que o movimento Barroco tem seu espelho no século XX, com especial atenção à década de 1980, onde o exagero, o rebuscamento, a profusão de cores, a plasticidade sedutora, os contrastes, o jogo de palavras e o jogo de ideias encontram seus semelhantes. São os anos 80, que assistiram a proliferação dos televisores coloridos, impondo definitivamente a ascensão da idade da informação, a década perdida para muitos. A geração de baixinhos da Xuxa. O fim do Estado comunista da União Soviética. O renascimento da democracia brasileira. Imagem de um país à margem, mas atento às mudanças do mundo. O livro quer este encontro de águas, em que a reflexão sobre o tempo resgate no leitor dívidas com o passado, mas que também o faça lembrar de quão felizes foram.
Sobre o autor:
Natural de Mata/RS, Odemir Tex Júnior nasceu em 1978 e vive em Santa Maria desde 1994. Começou a escrever nos anos 2000, quando frequentou a oficina poética do professor Orlando Fonseca. Formado em Letras pela UFSM, também estudou Geografia na mesma instituição. Em 2013, lançou a obra poética Para Uma Nova Didática do Olhar (Estrela Cartonera). Faz parte do grupo literário Turma do Café, com que já publicou sete livros em parceria. É colaborador da Rede Sina e tem seu trabalho literário premiado em diversos estados brasileiros.