Estudantes do curso de Ciências da Computação da Universidade Franciscana desenvolveram um ambiente virtual de ensino dinâmico e interativo que busca de facilitar o aprendizado e despertar o interesse de novos públicos. O site “O admirável mundo da nanociência’’ elaborado pelos bolsistas Cássio Gamarra e Roziana Rodrigues, funciona há mais de dois meses e conta com entrevistas, palestras e vídeos, além da inclusão de uma linha do tempo, que mostra os principais acontecimentos da história da nanociência.O objetivo é inovar a forma de ensinar nanociência.
Considerando a complexidade do tema, a plataforma busca quebrar o paradigma do texto científico, abordando o assunto de uma forma mais clara, objetiva e atrativa, pois apesar de invisível a olho nu, a nanociência está presente em produtos e serviços do dia-a-dia das pessoas e é importante ser compreendida. Trata-se do estudo da natureza em escala atômica que conta com a nanotecnologia para aplicação desse conhecimento na criação de produtos, projetando e modificando materiais em nível quase microscópico, na busca pela produção de “materiais inteligentes”.
O diferencial da plataforma é a viabilidade de ser acessada mesmo com conexões lentas, além de permitir a interação do leitor, que assume um papel mais ativo durante a leitura. Conforme o estudante Cássio, o site foi pensado a fim de colaborar com o ensino e atrair novos leitores para o universo da nanociência. “Um estudante da área vai acessar e encontrar o que precisa. O leigo, por vezes curioso, irá encontrar um site dinâmico e com uma linguagem acessível para sanar as dúvidas e atrai-lo para navegação’’, explica o estudante.
A pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor Anderson Ellwanger através do programa PROBIT da UFN, que busca proporcionar aos bolsistas o estímulo ao pensamento científico, crítico e a aprendizagem de técnicas de pesquisa. Os resultados foram expostos na Semana de Iniciação Científica (SIC) que aconteceu no hall do prédio 15 da Universidade Franciscana nos dias 4 e 5 de junho.
Acesse a plataforma no link http://mundodanano-com-br.umbler.net/
Por Andrielle Hoffmann, acadêmica de jornalismo da UFN