A 79ª Romaria da Medianeira ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. Nesta edição, a festa da padroeira do estado contará com dois dias de celebração. Os festejos ocorrem tradicionalmente no segundo final de semana de novembro mas, após a arquidiocese confirmar a data do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), entre 11 e 15 de novembro, em Recife, foi adiantada a data da festa em honra a Nossa Senhora da Medianeira, pois iriam coincidir.
Em 31 de maio de 1930 foi realizada a 1ª Festa da Medianeira no município de Santa Maria, na capela do Seminário São José, em âmbito diocesano. Porém, o sonho do idealizador dos festejos, Fráter Valle, era a construção do Santuário da Medianeira. Logo, no mesmo ano ocorreria a 1ª Romaria Diocesana, tendo em torno de mil pessoas na procissão – hoje a romaria reúne cerca de 400 mil fiéis.
Em 1935, o 3º Bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis, permitiu a construção do santuário e em 1942 o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom João Becker, proferiu a declaração de que Nossa Senhora Medianeira é a Padroeira do Rio Grande do Sul. Então, em 1943 acontece a 1º Romaria Estadual e em 1962 Nossa Senhora da Medianeira é consagrada.
A programação conta com as Santas Missas da Trezena Penitencial na Basílica da Medianeira, do dia 23 de outubro até dia 04 de novembro, e as Santas Missas da Trezena Móvel, do dia 23 de outubro até dia 05 de novembro, que são transmitidas pela Rádio Medianeira 102.07 e pelos canais da Arquidiocese de Santa Maria no Facebook e Youtube.
Durante os dois dias de programação no Parque da Medianeira, a organização da Romaria apresenta Aldeias Temáticas, da Hospitalidade, da Fé, da Paz e do Amor, com apresentações artísticas e culturais. A Quermesse da Medianeira será um espaço para a família no Parque, que conta com praça de alimentação, espaço kids, chimarródromo e apresentações culturais.
No sábado, dia 05 de novembro, no Parque da Medianeira, às 10h ocorre a abertura solene da Quermesse da Medianeira com a apresentação da Banda da Brigada Militar, seguindo às 20h com o Concerto para Maria com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, no Altar Monumento, e às 22h a Procissão Luminosa no Parque.
No domingo, dia 06 de novembro, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, será realizada a Santa Missa da Alvorada às 5h e a Santa Missa do Dia, com Dom Hélio Adelar Rubert, às 7h. Às 8h ocorrerá a Acolhida dos Romeiros e às 8h30min a saída da Procissão da Catedral, na avenida Rio Branco, com previsão de chegada às 9h45min no Parque da Medianeira.
Neste ano será retomada a caminhada realizada pelos devotos atrás das imagens, pois nos dois últimos anos foi permitido apenas uma carreata , por conta da pandemia, com número limitado de participantes. A Romaria de Medianeira terá transmissão pela TV Aparecida para todo o Brasil.
Colaboração: Luiza Silveira