Santa Maria, RS (ver mais >>)

Santa Maria, RS, Brazil

UFN

Conheça mais sobre o Jornalismo na Mostra das Profissões

Curso conta com uma ampla estrutura de laboratórios em que os acadêmicos aprendem na prática a rotina jornalística
O animal que representa o Jornalismo é a raposa, pois é considerada esperta, astuta, ágil e uma excelente caçadora.

Ser jornalista é saber dominar a arte da comunicação. Os jornalistas são conhecidos como pessoas curiosas, que buscam a verdade dos fatos e mantêm a sociedade informada. O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) dá oportunidade para que o estudante aprenda, por meio da graduação, a desenvolver habilidades jornalísticas e aprender a rotina de um profissional. Não é a toa que o símbolo do curso é uma raposa. O animal representa o jornalista, por suas características serem a esperteza, astúcia, agilidade e ter a visão, audição e olfato apurados. 

Conhecendo o curso

O curso de Jornalismo iniciou em 2003 na UFN. Atualmente no turno da noite, a graduação tem duração de 8 semestres (4 anos) e conta com uma ampla estrutura de laboratórios, ao todo são 7 labs onde os estudantes podem aprender na prática a rotina jornalística. O Laboratório de Fotografia e Memória (Labfem) é destinado à produção fotográfica, conta com equipamentos de fotografia e um estúdio para uso acadêmico. A RádioWeb UFN é o local para a prática do radiojornalismo, onde os acadêmicos podem utilizar durante as aulas práticas ou criarem seus próprios programas radiofônicos. Já o Laboratório de Produção Audiovisual (LabSeis) é um espaço destinado à criação e experimentação de produção audiovisual. 

Dedicado à assessoria de imprensa, o Laboratório Integrado de Comunicação (Linc) desenvolve o trabalho de produção e execução da assessoria dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. No âmbito da pesquisa, o Laboratório de Pesquisa em Comunicação (Lapec) produz e reflete a respeito de investigações científicas na área de comunicação, fomentando as discussões do campo da comunicação. A Agência Central Sul (ACS) é um espaço experimental de Jornalismo na forma de uma agência de notícias, em que os acadêmicos produzem matérias jornalísticas. Atuando junto à Agência, O Laboratório de Jornalismo Multimídia (Multijor) é responsável pelas redes sociais da ACS e do curso. 

Atualmente, as ações do curso são direcionadas a publicações digitais, seguindo o padrão do mercado de trabalho, cujo foco não é mais o jornalismo impresso. Uma mudança de produção espelhada na mudança comportamental do jornalismo, direcionado às produções para o foco no eletrônico e digital. 

Acadêmicos relatam experiências 

O acadêmico Pablo Milani está concluindo a graduação em jornalismo, no 8° semestre, e conta suas experiências no curso: “As metodologias e os conteúdos abordados sempre foram positivos e agregaram na obtenção de conhecimento. O curso traz um diferencial que é a mescla entre o conteúdo teórico e prático. Me recordo que na primeira semana de aula, quando entrei no curso já fiz entrevista e matérias, o curso te proporciona essa atuação prática, onde é de fato que aprendemos e ganhamos a experiência que vamos utilizar no mercado de trabalho”. Pablo entrou no curso pois já atuava na rádio e gostava da área do radiojornalismo, e recomenda a graduação: “Recomendo o curso por essa forma de atuação que não é limitado ao teórico, se aprende em sala de aula e coloca em prática. Eu que estou no último semestre já me sinto um profissional completo porque trilhei um caminho de aprendizagem e prática”. 

Pablo na RádioWeb UFN colocando em prática seus conhecimentos Foto: Arquivo pessoal

O estudante do 6º semestre Lucas Acosta conta que o esporte o motivou a fazer a faculdade de Jornalismo e que a prática que mais chamou atenção foi a de radiojornalismo: “Escolhi o Jornalismo por sempre gostar de esporte e de me comunicar sobre o assunto. Desde o começo me identifiquei mais com o rádio, porque acredito que essa área pode dar uma dinâmica maior que as outras, além de oferecer uma certa maior liberdade que a TV, por exemplo. Essa identificação surgiu rápido, visitando o laboratório e com a disciplina de Jornalismo em Mídia Sonora, onde aprendemos bastante sobre a área e tivemos aulas práticas, em que conseguimos exercitar toda teoria”. Lucas é atualmente um dos apresentadores do programa de esportes “Titular da Rede”, veiculado pela RádioWeb UFN. O programa esportivo traz notícias e atualizações, entrevistas com atletas e um toque de opinião, sempre com foco local e buscando abranger todos os esportes possíveis. 

Próxima da conclusão do curso, a acadêmica do 8º semestre Gabriela Flores relata que entrou no Jornalismo por conta da ampla estrutura de laboratórios: “Eu tinha muita expectativa em relação aos espaços dos laboratórios, sempre ouvi falar nos recursos que a UFN proporciona para os alunos interagirem durante as práticas”. Durante a graduação a estudante gostou e se surpreendeu com muitas disciplinas do currículo: “A área que mais me surpreendeu durante o curso foi de Assessoria de Imprensa, pois era o que eu tinha menos conhecimento sobre. Gostei muito da experiência que tive na disciplina de Jornalismo de Moda, sempre foi um assunto que gostei de ler e escrever sobre. Também apreciei a disciplina de Jornalismo Visual, onde aprendi diferentes pontos na diagramação que podem interferir no entendimento do leitor sobre a notícia”. 

Gabriela gravando para a UFN TV Foto: Márcia Pilar – jornalista ASSECOM

Recém chegada ao curso, a estudante Luiza Silveira, do 2º semestre, conta porque escolheu cursar Jornalismo na UFN: “Pela curiosidade de saber o que acontece por trás das informações que recebemos diariamente e pela vontade de ter participação nisso. As expectativas sempre foram positivas, quando o semestre começou senti que realmente pertencia a esse lugar e a esse curso”. A egressa descobriu na graduação seu apreço pela fotografia: “Me identifiquei com a fotografia desde o primeiro semestre. Após aprender mais durante as aulas, a minha visão sobre a fotografia mudou completamente e hoje é algo que me interessa cada dia mais”. Atualmente Luiza é monitora do Laboratório de Fotografia e Memória (Labfem) aperfeiçoando o olhar fotográfico. 

Luiza praticando fotografia em uma atividade prática da disciplina de Fotografia Básica Foto: Anna Laura Berny

Jornalismo na Mostra das Profissões UFN 

Evento é voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas e tem como objetivo aproximar os estudantes do ambiente universitário Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)

Engana-se quem pensa que as opções de carreira no jornalismo são apenas escrever para o jornal ou ser repórter de televisão. A profissão é rica em áreas de trabalho. Além das mídias mais tradicionais já citadas, o jornalista pode optar por atuar também na rádio, na assessoria de imprensa, no digital, como social media ou fotojornalista. O profissional pode se especializar em diversas editorias, como jornalismo esportivo, político, cultural, de moda, econômico, científico, entre outros. 

A Mostra das Profissões da UFN é uma ótima oportunidade para conhecer o curso de Jornalismo e os projetos desenvolvidos durante a graduação. A Mostra será realizada nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, das 9h às 19h, no conjunto lll da Universidade Franciscana. O evento é voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas e tem como objetivo aproximar os estudantes do ambiente universitário e auxiliar a escolher seu futuro curso de graduação. O evento é gratuito. Professores e acadêmicos do curso de Jornalismo estarão presentes na mostra, em um estande, localizado no prédio 15, junto a representantes de outros cursos da instituição, conversando com os visitantes. Além da conversa sobre o curso e suas produções, um folder será distribuído com informações sobre a formação. 

A coordenadora do curso, Sione Gomes, conta que será montada uma “Redação integrada” para demonstrar como funciona o dia a dia da profissão aos estudantes que demonstrarem interesse e quiserem saber mais sobre o curso. “É um espaço de fazer jornalismo, uma sala que fica em frente a cantina, na entrada do prédio 16. No local terá uma redação integrando todos os laboratórios do curso. A redação integrada irá contar com um mini estúdio de TV, um mini estúdio de fotografia, a RádioWeb UFN e uma representação da Agência Central Sul Notícias, todos atuando de forma integrada nas diferentes mídias e mostrando o jornalismo na vida real”, revela a coordenadora. Os alunos interessados serão convidados a conhecer o espaço e as produções. Caso o estudante deseje conhecer os laboratórios do curso, serão realizadas duas visitas, uma no turno da manhã às 10h30 e outra no turno da tarde às 16h30. Participe da Mostra das Profissões UFN e conheça o curso de Jornalismo. 

LEIA TAMBÉM

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

O animal que representa o Jornalismo é a raposa, pois é considerada esperta, astuta, ágil e uma excelente caçadora.

Ser jornalista é saber dominar a arte da comunicação. Os jornalistas são conhecidos como pessoas curiosas, que buscam a verdade dos fatos e mantêm a sociedade informada. O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) dá oportunidade para que o estudante aprenda, por meio da graduação, a desenvolver habilidades jornalísticas e aprender a rotina de um profissional. Não é a toa que o símbolo do curso é uma raposa. O animal representa o jornalista, por suas características serem a esperteza, astúcia, agilidade e ter a visão, audição e olfato apurados. 

Conhecendo o curso

O curso de Jornalismo iniciou em 2003 na UFN. Atualmente no turno da noite, a graduação tem duração de 8 semestres (4 anos) e conta com uma ampla estrutura de laboratórios, ao todo são 7 labs onde os estudantes podem aprender na prática a rotina jornalística. O Laboratório de Fotografia e Memória (Labfem) é destinado à produção fotográfica, conta com equipamentos de fotografia e um estúdio para uso acadêmico. A RádioWeb UFN é o local para a prática do radiojornalismo, onde os acadêmicos podem utilizar durante as aulas práticas ou criarem seus próprios programas radiofônicos. Já o Laboratório de Produção Audiovisual (LabSeis) é um espaço destinado à criação e experimentação de produção audiovisual. 

Dedicado à assessoria de imprensa, o Laboratório Integrado de Comunicação (Linc) desenvolve o trabalho de produção e execução da assessoria dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. No âmbito da pesquisa, o Laboratório de Pesquisa em Comunicação (Lapec) produz e reflete a respeito de investigações científicas na área de comunicação, fomentando as discussões do campo da comunicação. A Agência Central Sul (ACS) é um espaço experimental de Jornalismo na forma de uma agência de notícias, em que os acadêmicos produzem matérias jornalísticas. Atuando junto à Agência, O Laboratório de Jornalismo Multimídia (Multijor) é responsável pelas redes sociais da ACS e do curso. 

Atualmente, as ações do curso são direcionadas a publicações digitais, seguindo o padrão do mercado de trabalho, cujo foco não é mais o jornalismo impresso. Uma mudança de produção espelhada na mudança comportamental do jornalismo, direcionado às produções para o foco no eletrônico e digital. 

Acadêmicos relatam experiências 

O acadêmico Pablo Milani está concluindo a graduação em jornalismo, no 8° semestre, e conta suas experiências no curso: “As metodologias e os conteúdos abordados sempre foram positivos e agregaram na obtenção de conhecimento. O curso traz um diferencial que é a mescla entre o conteúdo teórico e prático. Me recordo que na primeira semana de aula, quando entrei no curso já fiz entrevista e matérias, o curso te proporciona essa atuação prática, onde é de fato que aprendemos e ganhamos a experiência que vamos utilizar no mercado de trabalho”. Pablo entrou no curso pois já atuava na rádio e gostava da área do radiojornalismo, e recomenda a graduação: “Recomendo o curso por essa forma de atuação que não é limitado ao teórico, se aprende em sala de aula e coloca em prática. Eu que estou no último semestre já me sinto um profissional completo porque trilhei um caminho de aprendizagem e prática”. 

Pablo na RádioWeb UFN colocando em prática seus conhecimentos Foto: Arquivo pessoal

O estudante do 6º semestre Lucas Acosta conta que o esporte o motivou a fazer a faculdade de Jornalismo e que a prática que mais chamou atenção foi a de radiojornalismo: “Escolhi o Jornalismo por sempre gostar de esporte e de me comunicar sobre o assunto. Desde o começo me identifiquei mais com o rádio, porque acredito que essa área pode dar uma dinâmica maior que as outras, além de oferecer uma certa maior liberdade que a TV, por exemplo. Essa identificação surgiu rápido, visitando o laboratório e com a disciplina de Jornalismo em Mídia Sonora, onde aprendemos bastante sobre a área e tivemos aulas práticas, em que conseguimos exercitar toda teoria”. Lucas é atualmente um dos apresentadores do programa de esportes “Titular da Rede”, veiculado pela RádioWeb UFN. O programa esportivo traz notícias e atualizações, entrevistas com atletas e um toque de opinião, sempre com foco local e buscando abranger todos os esportes possíveis. 

Próxima da conclusão do curso, a acadêmica do 8º semestre Gabriela Flores relata que entrou no Jornalismo por conta da ampla estrutura de laboratórios: “Eu tinha muita expectativa em relação aos espaços dos laboratórios, sempre ouvi falar nos recursos que a UFN proporciona para os alunos interagirem durante as práticas”. Durante a graduação a estudante gostou e se surpreendeu com muitas disciplinas do currículo: “A área que mais me surpreendeu durante o curso foi de Assessoria de Imprensa, pois era o que eu tinha menos conhecimento sobre. Gostei muito da experiência que tive na disciplina de Jornalismo de Moda, sempre foi um assunto que gostei de ler e escrever sobre. Também apreciei a disciplina de Jornalismo Visual, onde aprendi diferentes pontos na diagramação que podem interferir no entendimento do leitor sobre a notícia”. 

Gabriela gravando para a UFN TV Foto: Márcia Pilar – jornalista ASSECOM

Recém chegada ao curso, a estudante Luiza Silveira, do 2º semestre, conta porque escolheu cursar Jornalismo na UFN: “Pela curiosidade de saber o que acontece por trás das informações que recebemos diariamente e pela vontade de ter participação nisso. As expectativas sempre foram positivas, quando o semestre começou senti que realmente pertencia a esse lugar e a esse curso”. A egressa descobriu na graduação seu apreço pela fotografia: “Me identifiquei com a fotografia desde o primeiro semestre. Após aprender mais durante as aulas, a minha visão sobre a fotografia mudou completamente e hoje é algo que me interessa cada dia mais”. Atualmente Luiza é monitora do Laboratório de Fotografia e Memória (Labfem) aperfeiçoando o olhar fotográfico. 

Luiza praticando fotografia em uma atividade prática da disciplina de Fotografia Básica Foto: Anna Laura Berny

Jornalismo na Mostra das Profissões UFN 

Evento é voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas e tem como objetivo aproximar os estudantes do ambiente universitário Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)

Engana-se quem pensa que as opções de carreira no jornalismo são apenas escrever para o jornal ou ser repórter de televisão. A profissão é rica em áreas de trabalho. Além das mídias mais tradicionais já citadas, o jornalista pode optar por atuar também na rádio, na assessoria de imprensa, no digital, como social media ou fotojornalista. O profissional pode se especializar em diversas editorias, como jornalismo esportivo, político, cultural, de moda, econômico, científico, entre outros. 

A Mostra das Profissões da UFN é uma ótima oportunidade para conhecer o curso de Jornalismo e os projetos desenvolvidos durante a graduação. A Mostra será realizada nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, das 9h às 19h, no conjunto lll da Universidade Franciscana. O evento é voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas e tem como objetivo aproximar os estudantes do ambiente universitário e auxiliar a escolher seu futuro curso de graduação. O evento é gratuito. Professores e acadêmicos do curso de Jornalismo estarão presentes na mostra, em um estande, localizado no prédio 15, junto a representantes de outros cursos da instituição, conversando com os visitantes. Além da conversa sobre o curso e suas produções, um folder será distribuído com informações sobre a formação. 

A coordenadora do curso, Sione Gomes, conta que será montada uma “Redação integrada” para demonstrar como funciona o dia a dia da profissão aos estudantes que demonstrarem interesse e quiserem saber mais sobre o curso. “É um espaço de fazer jornalismo, uma sala que fica em frente a cantina, na entrada do prédio 16. No local terá uma redação integrando todos os laboratórios do curso. A redação integrada irá contar com um mini estúdio de TV, um mini estúdio de fotografia, a RádioWeb UFN e uma representação da Agência Central Sul Notícias, todos atuando de forma integrada nas diferentes mídias e mostrando o jornalismo na vida real”, revela a coordenadora. Os alunos interessados serão convidados a conhecer o espaço e as produções. Caso o estudante deseje conhecer os laboratórios do curso, serão realizadas duas visitas, uma no turno da manhã às 10h30 e outra no turno da tarde às 16h30. Participe da Mostra das Profissões UFN e conheça o curso de Jornalismo.