É dia de vestibular na UFN e candidatos com necessidades especiais têm um espaço exclusivo para fazer as provas. 14 candidatos manifestaram a necessidade de condições específicas para a realização da prova. A instituição disponibilizou 5 salas para esses vestibulandos realizarem a prova. Dessas 14 pessoas, 10 tem Transtorno do déficit de atenção (TDA), e realizarão a prova no Salão do Júri.
O Coordenador de Seleção e Ingresso Adilção Beust explicou: “Além do Salão do Júri, temos outras 4 salas para atender as mais variadas necessidades, como problemas de mobilidade, visão, neurológicos e outras situações que precisam de atendimento diferenciado. Nós procuramos dar as melhores condições”. A solicitação para esse atendimento foi realizada até o último dia de inscrição, acompanhada de laudo, que é encaminhado ao NADH (Núcleo de Apoio a Diversidade Humana) que faz a análise do caso.
A UFN também disponibiliza uma estrutura de emergência, no caso de um candidato ter algum problema durante a realização do vestibular. Sobre isso, Beust comenta: “Em cada prédio temos 1 médico e 2 enfermeiros para o atendimento. Temos uma ambulância, no caso do atendido necessitar de locomoção. Há também a possibilidade de chamar a Unimed, já que a instituição tem convênio. Hoje temos o caso de um estudante que estava com sintomas de gripe, mas negativou para Covid, então ele também realizará a prova em uma sala separada. Nosso objetivo é sempre que o estudante possa realizar a prova.”