Na noite desta segunda-feira, 20, aconteceu a XXVII Jornada Científica do curso Jornalismo, com o objetivo de apresentar os TFGs I em andamento. Os trabalhos são avaliados por um professor do curso, colaborando com a visão geral do orientador e orientando. Depois deste processo de avaliação apresentado nesta noite, a pesquisa será concluída no TFG II.
A acadêmica Gabriela de Flores Neto, que está no sexto semestre, orientada pela professora Sione Gomes e avaliada pela professora Neli Mombelli apresentou o tema “O jornalismo em Harry Potter a partir da visão dos fãs da saga”. A escolha teve como objetivo a avaliação da percepção da personagem Rita Skeeter retratada na saga como uma jornalista sensacionalista, que não demonstra dar o devido valor ao papel social da notícia. Como a saga conta com sete livros e oito filmes tendo uma grande abrangência de dados, a maneira como ela deseja recolher esses dados é através de enquetes no Facebook, onde acredita que estejam presentes os fãs mais velhos da saga.
Ela explica o porquê do tema escolhido: “Acredito que trazendo esta temática posso desmistificar o conceito que algumas pessoas têm de que Harry Potter é um trilogia para crianças, porque apesar do enredo, os filmes trazem temáticas sérias e que se assemelham com certos momentos da vida adulta (principalmente na questão política). Também o fato de como o exercício da profissão foi retratado com críticas à jornalistas reais e que podemos perceber facilmente em alguns veículos de comunicação”. Para ela está sendo muito gratificante escrever sobre um assunto que gosta: “É incrível como a cada leitura percebo coisas novas sobre a saga que eu não tinha percebido quando assistia/lia só por lazer. A parte desafiadora será criar um questionário que abranja um número grande de fãs motivando os mesmos a responderem”.
A apresentação deste trabalho foi finalizada com as sábias palavras de Alvo Dumbledore: “Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los”. A contribuição da avalidadora Neli Mombelli foi realizada de forma que a aluna Gabriela possa melhor captar estas informações. A professora explicou ainda que quando se trata de ficções que não são baseadas em fatos reais, os jornalistas são retratados de forma clichê.
Colaboração: Vitória Oliveira