As chuvas extremas das últimas semanas causaram danos por inundações e deslizamentos em boa parte do território gaúcho. Áreas urbanas e rurais sofreram com grandes perdas. No meio rural mais de 206 mil propriedades foram atingidas. Com perdas na produção e na infraestrutura, 34.519 famílias ficaram sem acesso a água potável. Esses dados constam no relatório de perdas referentes à maior calamidade climática que atingiu o Rio Grande do Sul.
O governo do estado, em parceria com os municípios, vem buscando alternativas para minimizar as perdas sofridas por produtores rurais e as famílias atingidas, por meio de programas sociais.
O SOS Rio Grande do Sul é uma plataforma que viabiliza os programas sociais criados pelo governo do estado para auxiliar na recuperação e reconstrução de casas afetadas pelas fortes chuvas. No site é disponibilizada a atualização do valor arrecadado via pix que será distribuído a cada família contemplada. O valor do benefício será de R$ 2 mil creditado em um cartão do SOS Rio Grande do Sul, emitido pela Caixa Econômica Federal. A página também oferece todo o passo a passo e critérios nos quais as pessoas precisam se enquadrar para poderem fazer parte do programa. A plataforma também trás um portal com as notícias sobre todo o andamento dos projetos sociais de reconstrução, assim como destaca os cuidados que devem ser tomados para não cair em golpes.
Já em nível municipal, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, está recebendo cadastros de proprietários de imóveis que queiram participar do Aluguel Social. O programa faz parte de uma política pública que assegura o aluguel de um imóvel no valor de até R$ 1,2 mil por mês durante um ano para as famílias que ficaram desabrigadas. Atualmente, 84 famílias beneficiárias já firmaram contrato de locação, e outras 130 famílias estão a procura de um imóvel, número que deve aumentar nas próximas semanas. Nesta segunda-feira dia 10, a Prefeitura começa a distribuição dos cartões para acesso aos recursos do Pix SOS Rio Grande do Sul. Os cartões devem ser retirados no Centro Administrativo Municipal rua Venâncio Aires, 2.277, no 1° andar, das 14h às 18h e somente a partir do dia 17 de junho, próxima segunda-feira a entrega dos cartões será feita pela Caixa Econômica Federal, localizada no Calçadão. Os critérios estipulados pelo governo do estado para o recebimento do cartão são: estar incluído no Cadastro Único (CadÚnico); ter renda familiar de até três salários-mínimos; não ter sido contemplado pelo programa Volta por Cima; e estar desabrigado ou desalojado. A liberação do cartão é feita mediante a apresentação de um documento de identificação com foto.
Mais informações sobre como receber o recurso e as datas previstas para distribuição podem ser encontradas no site SOS Rio Grande do Sul.