Parte da equipe da UFN TV esteve em um bate-papo com professores e alunos do curso de Jornalismo na noite da terça-feira, 27. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (DAJOR) e oportunizou aos acadêmicos do curso terem contato com relatos, visões e práticas vivenciadas por jornalistas que compõem o veículo de comunicação e já são atuantes na área há tempo.
A diretora da UFN TV, Bruna Taschetto e os cinegrafistas Manoel Carlos Vicente e Vinícius Pimentel, falaram sobre suas trajetórias no jornalismo televisivo e contaram sobre experiências práticas que envolvem o dia a dia da profissão.
A vice-diretora de cultura do DAJOR, Luiza Silveira, destacou o significado do evento para o setor “Essa foi a primeira palestra do diretório, portanto a gente decidiu trazer pessoas que são aqui de dentro da UFN, da UFN TV, com quais convivemos diariamente, para ter noção do que nos espera na profissão. As pessoas que estão perto da gente têm experiências que às vezes não imaginamos. Para nós é muito interessante ter o espelho de quem está mais próximo. Nos próximos encontros vamos buscar conversar com pessoas de fora da faculdade.”
O encontro também abordou perspectivas e desafios relacionados ao mercado de trabalho na profissão, onde os convidados compartilharam situações vivenciadas na esfera profissional e trouxeram recortes de suas experiências no que diz respeito às etapas de elaboração do conteúdo jornalístico, ressaltando a amplitude de funções que podem ser exercidas no jornalismo.
Durante o bate-papo, os palestrantes ainda trataram sobre o processo de avanço dos meios de comunicação e como o fenômeno de transição tecnológica, caracterizado pelo advento da internet, impactou na prática e na maneira de se fazer jornalismo. Segundo a diretora da UFN TV, Bruna Taschetto, a trajetória profissional de mais de 10 anos que ela e os cinegrafistas têm, além do fato deles advirem de uma época em que não havia smartphones e tampouco o boom digital, é extremamente positivo, afinal, é importante que os acadêmicos de jornalismo saibam como era a realidade vivenciada em um período anterior no que se refere à prática jornalística e também possam analisar o que o contexto atual da profissão tem a oferecer.
Bruna ainda enfatizou o quanto as oportunidades de realizar encontros como esse representam a ela: “Fico agradecida por ter sido chamada para conversar com os alunos sobre a minha trajetória profissional. Então, eu fico super feliz em poder, de alguma forma, inspirar as novas gerações a fazerem telejornalismo, a se encantarem com as pautas como eu me encanto, além de se desafiarem nas pautas desafiadoras.”
O evento encerrou com um debate aberto, no qual os palestrantes responderam a alguns questionamentos dos acadêmicos em relação às histórias que foram apresentadas. Um dos relatos mais impactantes foi o do cinegrafista da UFN TV, Vinícius Pimentel, onde ele contou detalhes e bastidores de sua experiência na cobertura da tragédia da Boate Kiss, em janeiro de 2013.
Galeria de imagens do encontro entre acadêmicos e profissionais da área da comunicação. Imagem: Michélli Silveira/Labfem