Na noite da terça-feira, 10, os coordenadores dos cursos de Jornalismo e Administração da Universidade Franciscana (UFN), Iuri Lammel e Matheus Frozza, protagonizaram um encontro interdisciplinar para debater sobre um tema que afeta profundamente a sociedade contemporânea e trata-se de um dos maiores desafios da era digital: as fake news.
O evento, denominado “Confluências”, tratou sobre a importância de uma abordagem interdisciplinar no combate às fake news e promoveu a união de diferentes campos de conhecimento, como Jornalismo e Administração. Além disso, trouxe uma análise completa e abrangente dos impactos da desinformação nos âmbitos jornalístico e coorporativo, explicando as consequências que essa prática pode gerar no processo de comunicação com o público alvo e enfatizando maneiras eficazes de combate aos conteúdos e informações falsas.
O encontro ainda debateu sobre alguns métodos praticados para manipulação social em diversos processos de construção histórica da humanidade, ao mesmo tempo em que procurou estabelecer parâmetros com a realidade atual, tratando das novas formas possibilitadas pelo advento tecnológico crescente e como o fenômeno da desinformação acabou se reinventando através da apropriação desses recursos e se consolidou em escala global.
Durante o bate-papo, prof. Iuri Lammel destacou a responsabilidade dos profissionais de comunicação na verificação das informações. Em um contexto em que as notícias circulam de forma cada vez mais rápida e descontrolada, o jornalismo desempenha um papel crucial para garantir que o público tenha acesso a dados confiáveis e bem apurados. Segundo o professor, a difusão das fake news enfraquece o papel social da mídia e pode gerar desinformação em larga escala. Ele ainda realçou a facilidade que consiste o processo de produção das fake news nos dias atuais. “Hoje em dia é muito mais fácil fazer fake news. Antigamente, era necessário todo um aparato para disseminar a notícia. Hoje, uma pessoa no seu quarto, com um computador e internet, pode fazer isso usando robôs, boots e algoritmos. Eles imitam o formato do Jornalismo e se aproveitam de anos de estudo e credibilidade para espalhar informações falsas, fazendo as pessoas acreditarem que é verdade”.
Já o professor Matheus Frozza trouxe para a conversa a perspectiva do administrador e empresário. Segundo o coordenador do curso de Administração, no momento em que o ambiente dos negócios fica incerto, as pessoas não compram, não investem. É possível perceber isso no desemprego, no aumento de preços, e o que está por trás disso é a chamada instabilidade. O filósofo Michel Foucault dizia que a verdade está sempre em disputa. Atualmente, não é mais a verdade que é disputada, e sim os likes e visualizações.
O evento encerrou com um debate aberto, no qual os palestrantes discutiram com os acadêmicos, e compartilharam visões e reflexões em relação a acontecimentos mundanos atuais que, de alguma forma, se encaixam na problemática pautada.
O Confluências é promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade e Humanidades (IFEH) e pelo Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagem (MEHL), em colaboração com os cursos que estavam envolvidos na edição.
Imagens: Maria Eduarda Rossato/ Assessoria de Comunicação da UFN