A Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou no último dia 15 de agosto a revista “Gente à Frente”. A revista foi elaborada no contexto das enchentes que atingiram o estado em maio de 2024. A CNBB é responsável pela produção da revista, sob coordenação da Universidade Franciscana (UFN) e participação das demais Universidades Católicas do Rio Grande do Sul: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade LaSalle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Universidade Católica de Pelotas (UCPel), além da colaboração de mantenedoras de escolas católicas.
A revista é dividida em quatro editorias que dispõem de notícia e reportagens de meio ambiente, economia solidária, espiritualidade e amizade social. A publicação conta ainda com uma série de artigos de opinião, uma seção dedicada aos dados do Rio Grande do Sul e da catástrofe climática de maio. A manchete destaca a campanha do Regional Sul 3 da CNBB, que arrecadou R$ 16 milhões até julho para ajudar os flagelados. Os recursos estão sendo usados em três frentes: ajuda emergencial e sanitária, moradia e habitação, e saúde mental, conforme explica o secretário executivo da CNBB Sul 3, Padre Rogério Ferraz de Andrade.
A revista começou a ser distribuída na cerimônia de coroação de Nossa Senhora Medianeira como “Rainha do Povo Gaúcho”. As 18 dioceses do estado receberão exemplares para as paróquias, comunidades, universidades e escolas católicas. Além disso, a versão digital da revista já está disponível.
Desde o início da catástrofe climática em maio de 2024, no Rio Grande do Sul, uma ampla rede de solidariedade foi estabelecida entre os gaúchos e instituições da Igreja Católica, incluindo arquidioceses, paróquias, universidades e escolas, que foram fundamentais na mobilização para ajudar os flagelados.
- Com informações da Assessoria de Comunicação da UFN
Confira nossa Galeria: