A Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidados dos Pacientes com Alzheimer (AMICA), da Unifra, promove todos os anos um encontro próximo ao dia 21 de setembro, Dia Mundial do Alzheimer. Este ano, o encontro será realizado amanhã, sábado, 14 de setembro, das 9:30h ás 11:30h na Praça Saldanha Marinho, Centro de Santa Maria.
O evento visa possibilitar um acesso maior ao conhecimento sobre a doença. Além de profissionais da área da saúde, como dentistas, fisioterapeutas, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e farmacêuticos, o evento contará com a presença de acadêmicos, bolsistas e cuidadores que frequentam o grupo.
O Alzheimer é a doença mais comum que provoca demência em idosos. No Brasil, a estimativa é que, hoje, a doença atinja cerca de 1,2 milhão de pessoas com mais de 65 anos, e, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), esse número tende a dobrar até 2030. Mais da metade da população idosa do País ainda não sabe que possui a doença. É necessário mobilizar população para a necessidade de um diagnóstico precoce, prevenção e cuidados necessários.
A coordenadora da AMICA, Tereza Cristina Glase, professora da Unifra, atende a esse chamado e garante a importância da mobilização a ser realizada na manhã de sábado. “Estaremos reunidos para orientar os cuidadores de pacientes com a doença de Alzheimer, ensinando-os como promover uma melhor qualidade de vida a eles e proporcionando maior conhecimento sobre o assunto ao restante das pessoas que se fizerem presente”, comenta a coordenadora. Ela também afirma que o encontro pretende incentivar aos cuidadores que ainda não participam de nenhuma assistência, a unirem-se com a Amica.