A prefeitura de Santa Maria montou uma força-tarefa para atuar em diversas frentes com o intuito de auxiliar os atingidos pelo mau tempo que assola o município, a comissão é composta pelas Secretarias de Município e pela Defesa Civil Municipal.
A ação identificou alagamentos em pontos considerados críticos na cidade, danificados pela ação do tempo, e que estão intransitáveis. Até o momento, 15 pontes e “pinguelas” de Santa Maria e região foram prejudicadas. As áreas que estão em atenção redobrada são a cabeceira da ponte da Rua Euclides da Cunha, no Bairro Itararé, a Estrada do Perau e a ponte do distrito de Passo do Verde.
Com a intensa chuva dos últimos dias, o Rio Vacacaí Mirim subiu, alagou a região e forçou os santa-marienses que moram perto a deixarem as suas residências. Na manhã de domingo, 29, famílias do Bairro Km-3 tiveram de sair de suas casas e foram acolhidas na igreja da localidade e na creche Estação dos Ventos. A prefeitura informa que está aceitando, de forma emergencial, doações de alimentos que serão destinados a essas famílias.
Duas outras famílias do Bairro Campestre Menino Deus e três localizadas na estrada para Arroio Grande, no Bairro Camobi, também tiveram que sair de suas casas e ser deslocadas para um local seguro. Essas remoções foram feitas pelo fato de que possíveis desmoronamentos de encostas e morros.
DOAÇÕES DE ALIMENTOS, COLCHÕES E AGASALHOS SÃO PRIORIDADES
A força-tarefa solicita a doação de alimentos e agasalhos para serem destinados aos mais prejudicados. As entregas podem ser feitas na própria Central de Doações, no Clube Atiradores Esportivo.