A sessão de autógrafos dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis, localizada no Bairro Medianeira, aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 04. A turma do 6º ano da escola lançou e autografou o livro Aconteceu Na Ilha Azul e Outras Histórias. A obra, escrita de forma colaborativa entre os 25 alunos da classe e organizada pela professora Marlisa Lourenzoni Augusti e pelo escritor Auri Antônio Sudati, foi produzida durante o ano passado (enquanto cursavam o 5º ano) e lançada hoje, na Feira do Livro de Santa Maria.
O livro foi escrito aos poucos. Semanalmente, com orientação de Auri Sudati, patrono da Feira do Livro Infantil em 2006, os alunos escreviam seus textos, davam nomes a personagens e eram motivados para desenvolver a história. “É uma colcha de retalhos que ao final se transforma no todo”, afirma o escritor, que há sete anos atua de forma voluntária na escola, desenvolvendo oficinas literárias e outras atividades voltadas à leitura.
Para a professora Marlisa Augusti, a participação de cada um está bem evidente no livro. “Nós íamos apenas orientando e registrando a história. Mas todo o resto, foi feito por eles. Todos estão aqui nesse livro”, destaca.
Orgulhosos, os alunos Cristian da Silveira, Yan Renato Cunha e Bernardo Oliveira, todos com 11 anos, recebiam os leitores e autografavam exemplares. Animado, o trio confessou que participar da Feira do Livro como autor tem outro gosto. “Eu já tinha ido à feira para visitar. Agora to achando mais legal. Me sinto realizado, assim como a minha escola”, comentou Cristian.
O livro “Aconteceu na Ilha Azul e Outras Histórias” está disponível para aquisição na banca da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm), durante a Feira do Livro, até o próximo dia 14 de maio.
Fonte: Ana Bittencourt (Mtb 14.265), Superintendência de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Santa Maria