Abriram hoje, segunda-feira, 16 de novembro, as inscrições para a 4ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira. O novo edital tem foco na ciência básica e é voltado para as ciências naturais, ciência da computação e matemática, e disponibiliza até 12 grants de R$ 200 mil a R$ 700 mil para jovens cientistas.
O edital solicita que as propostas de projeto sejam originais, envolvam estratégias de risco e questionem o conhecimento científico atual, abrindo novas perspectivas e aprofundamento das áreas específicas em questão. A exigência é a de que os candidatos interessados tenham concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2018, condição que é estendida em até dois anos para mulheres com filhos, e encaminhem, nessa etapa, uma pré-proposta que será avaliada pelos revisores responsáveis pela seleção daquelas que serão chamadas para submeterem a proposta completa. A etapa final incluirá uma entrevista com os proponentes que, uma vez selecionados, poderão concorrer a recursos extras a serem investidos exclusivamente na integração e formação de equipes.
A pré-proposta deverá incluir o currículo (conforme modelo internacional), produção científica, resumo da pesquisa e respostas a cinco perguntas específicas.
Mais informações podem ser acessadas site do instituto e no webinar realizado pelo Serrapilheira na última sexta-feira 13, com orientações sobre como preparar um bom projeto e tirar dúvidas sobre o edital. Ou ainda, pelo email chamada@serrapilheira.org.
Fonte: Instituto Serrapilheira