O projeto de extensão Mapeando Memórias realiza a instalação de novas placas no próximo sábado, 30 de setembro. As placas serão instaladas na antiga Escola Industrial Hugo Taylor, onde hoje fica o supermercado Carrefour, e na antiga residência Mallo, onde fica hoje um antiquário. Além disso, uma palestra será promovida com o tema Arquitetura e tipologias da Vila Belga: de patrimônio cultural a atrativo turístico, ministrada por Ana Julia Socal, arquiteta e urbanista. A conversa é aberta ao público e ocorrerá no coworking do prédio 8 da UFN, Av. Rio Branco, 639.
O projeto é uma iniciativa do curso Arquitetura e Urbanismo em parceria com os cursos de Design e Jornalismo e tem como principal objetivo extrair a memória cultural e arquitetônica da cidade, por meio da tecnologia, usando como principal ferramenta o QR code. A placa identifica de qual roteiro o prédio faz parte e possui um QR Code que direciona o visitante para o perfil no Instagram @mapeandomemoriasufn que abriga dados históricos e a descrição arquitetônica sobre cada edificação.
A iniciativa desperta a curiosidade sobre a região do centro histórico e torna a comunidade parte do território. O Mapeando Memórias é dividido em três momentos da arquitetura: Art Déco, Ecletismo e Movimento Moderno. As professoras Clarissa Teixeira e Anelis Florão coordenam o projeto, que faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare.
Conheça mais sobre o projeto através deste vídeo produzido pela equipe do LABSEIS:
Em julho deste ano foi feito o 1 º descerramento da placa localizada na casa 174 , na Av. Rio Branco, que marcou a implantação do projeto na cidade. Na época, em entrevista ao LABSEIS, o vice – prefeito Rodrigo Décimo destacou que “a movimentação destes empreendedores em conexão à visão cultural e histórica será um grande atrativo para pessoas daqui e de outras regiões”.
Foram mapeadas 33 edificações. Já foram instaladas placas do roteiro Art Déco na Casa Pedra (antigo Correio do Povo e na casa residencial Darling Prates. Já as placas do roteiro eclético foram instaladas na residência Valentin Fernandez, atual Tabelionato de Notas, e na casa 119 da Vila Belga, que abriga um empório. O roteiro moderno está contemplado até o momento com uma placa no edifício Taperinha, na Rua do Acampamento.