Milhares de fiéis acompanharam a cerimônia da coroação pontifícia de Nossa Senhora Medianeira, na última quinta-feira, dia 15 de agosto. A celebração teve início às 19h e contou com cerca de 1,5 mil pessoas. Muitos fiéis vieram em caravanas, de cidades da região, sendo a maior parte de santa-marienses. A solenidade foi o momento dedicado para oficializar o título da Mãe Medianeira como “Rainha do Povo Gaúcho”.
“O título foi concedido no contexto das enchentes. O Vaticano concedeu para animar o povo gaúcho no reerguimento depois deste sofrimento. A presença de Nossa Senhora é muito forte em todas as culturas e ela atua para nos fortalecer como Mãe. É muito grande esse evento porque é a 1ª vez que uma imagem de Nossa Senhora recebe um título pontifício. O dia 15 de agosto ficará marcado para sempre na história de Santa Maria”, destaca Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria.
A missa foi presidida pelo Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar. Três casais do CTG Sentinela da Querência entraram no Santuário com a coroa, representando o povo gaúcho, momento em que a coroa foi apresentada ao público, acompanhada da bandeira do Rio Grande do Sul e da vela do jubileu dos 60 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Após a apresentação da coroa, o Pe. Júnior Lago fez a leitura do Decreto da Santa Sé. Em seguida, os bispos das Arquidioceses presentes foram até a parte lateral do Santuário para realizar a coroação.
O Arcebispo Dom Leomar foi quem colocou a coroa acima do quadro de Mãe Medianeira, imagem datada de 1930, pintada pela irmã franciscana Ida Stefani, oficializando o título de “Rainha do Povo Gaúcho”. Na sequência, uma salva de palmas e agradecimentos a Nossa Senhora Medianeira. Após a coroação , o sentimento era de gratidão e muita devoção à Virgem Maria.
“Penso que é um sinal muito lindo de Deus para o povo do Rio Grande do Sul, mas muito especial para Santa Maria. Fiquei emocionada quando entrei na Basílica, mais de meia hora antes da celebração, e já estava lotada. Significa que o povo aqui está para responder ao Papa e ao nosso Arcebispo Dom Leomar que acreditamos nesta proteção especial e na mediação de Maria. Veneramos Maria como aquela que nos trouxe o salvador Jesus Cristo. Por isso, a emoção e a alegria de estarmos nesta celebração”, comenta a Reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo.
Nossa Senhora Medianeira foi proclamada “Rainha do Povo Gaúcho” pela Igreja Católica em 31 de maio. A coroação pontifícia busca consolidar a espiritualidade mariana em tempos de provação. O reconhecimento foi estabelecido por meio do “Decreto de consagração do estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria”, um documento oficial do Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, enviado ao Regional Sul 3 da CNBB e a Arquidiocese de Santa Maria.
- com informações da Assessoria de Comunicação da UFN