Trabalho da imprensa na tragédia da boate Kiss é lançado em e-book


Por Pedro Lenz Piegas

 

Organizada por Ada, a obra foi escrita por 23 autores de nove universidades brasileiras.(Foto: Gabriela Vargas)

Organizada por Ada, a obra foi escrita por 23 autores de nove universidades brasileiras.(Foto: Gabriela Vargas)

Na tarde de quinta, dia 8, foi lançado o e-book Midiatização da tragédia de Santa Maria. O trabalho foi organizado pela professora e doutora em Comunicação, Ada Cristina Machado da Silveira. A obra tem como objetivo analisar a repercussão do incêndio da Boate Kiss pelos meios de comunicação e nas redes sociais, e “foi produzido sob  a emoção pós-tragédia, numa tentativa de refletir sobre as narrativas jornalísticas elaboradas a partir da mobilização do acontecimento”, revela Ada.

Três das pesquisas contidas no e-book estão sob a orientação da professora: televisão local, presença e relação dos correspondentes internacionais na cidade e modo de narração de uma tragédia são os temas relacionados.

E-book foi lançado na Feira do Livro de Santa Maria 2014

E-book foi lançado na Feira do Livro de Santa Maria 2014

Colaboradora com a materialização visual em um artigo científico que está incluído no e-book, Laura Fabrício, professora de fotojornalismo do Centro Universitário Franciscano, explica que o artigo que ajudou a construir tem como propósito pensar sobre mural em frente à boate que acabou se transformando um em mural midiatizador – onde as pessoas deixam mensagens e expõe seus sentimentos. A autoria do artigo é o professor Antônio Fausto Neto e de Anaiara Ventura, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além da professora Laura.

Midiatização da tragédia de Santa Maria foi escrita por 23 autores de nove universidades brasileiras e duas do exterior, em países como a Argentina e os Estados Unidos. O e-book está disponibilizado on line. no

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *