Pedalando pela América Latina


Por Victoria Debortoli

 

Foto: Diego Garlet/ Lab. Fotografia e Memória

Sobre duas rodas, Fernando pretende passar por toda a América Latina em três anos de viagem. Foto: Diego Garlet/ Lab. Fotografia e Memória

Sonhos. Estrada. Uma bicicleta. Com a vontade de conhecer novos rumos, o paulista de Araraquara Fernando Leiva, 25 anos, criou o projeto Pedaleando Latinoamérica. Ele pretende passar por toda a América Latina sobre uma bicicleta em três anos de viagem.

“Eu conheci um amigo que fez 26 mil quilômetros de bike. E aí eu pensei: por que não tentar?”, conta. Desde sua saída de Alfenas, Minas Gerais, em dezembro de 2015, até a chegada em Santa Maria, na segunda semana de abril de 2016, foram 3180 quilômetros rodados.

Junto com sua bicicleta, Fernando traz na mochila apetrechos essenciais para sua jornada. “Eu levo o básico como ferramentas, roupas, comida, uma panela, um jogo de prato, talheres e copo, além da barraca, isolante térmico, capa de chuva, lona, estepe e câmaras reservas. Com a bicicleta, tudo tem cerca de 65 kg”, relata o viajante.

Quando Fernando não está na estrada, conta com a sorte de um lugar tranquilo e de boas pessoas que oferecem hospedagem. “Tem dias que é acampamento selvagem, então acho um lugar perto de um rio, que tenha água e lenha. Mas quando é uma cidade maior, já aprendi a não chegar sem ter onde ficar”, comenta. Em Santa Maria, o cicloturista encontrou estadia com a ajuda de um site chamado Couchsurfing. “Ele é uma rede social de viajantes que o pessoal disponibiliza suas casas para hospedagem. Embora não funcione muito bem no Brasil, eu dei sorte”, explica.

Antes de embarcar no projeto, Fernando era estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alfenas. “Eu não conclui o curso porque desde o começo não pensava em usar o diploma, eu só queria tirar algum conhecimento e utilizo muito isso na viagem, seja para acampar e até me alimentar”, revela.

Depois de passar por Santa Maria, a rota de viagem é em direção a São Sepé. O cicloturista pretende ir, após sair do Rio Grande do Sul, para o Uruguai. O percurso de Fernando é compartilhado em uma página do Facebook chamada Pedaleando Latinoamérica. Entre fotos, vídeos e relatos, o viajante conta a história de uma grande pedalada por mais de 20 países.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *