Dezembro Vermelho: testes estão disponíveis para a população


Por Gabriele Bordin

 

Dezembro Vermelho é o nome dado no Brasil a campanha do mês de prevenção à doenças sexualmente transmissíveis. Em Santa Maria são realizados gratuitamente testes no Ponto de Referência de Testagem na Rua Riachuelo, nº 364, esquina com a rua Pinheiro Machado.

O folder ao lado, que ilustra as principais informações sobre a realização dos testes na cidade, foi produzido por duas alunas do 6° semestre do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra) na cadeira de Projeto de Extenção em Comunicação Comunitária.

Ana Carolina Dias e Mariana Fonseca tiveram a intenção de, no folder, dar total ênfase às informações relacionadas aos testes, a principal medida de apoio a campanha tomada pelo município, conforme explica Mariana.

“Ficamos surpresas porque não sabíamos que era tão alto o índice de aids em Santa Maria e no Brasil. E realmente não é muita gente que conhece e que toma precaução sobre isso, então é bem importante informar. Ficamos felizes por este trabalho”; conta Mariana Fonseca.

As estudantes pensaram em algo para chamar atenção. Mariana Fonseca conta que elas perceberam que o lacinho da campanha parece com o ponto de referência do GPS Google Maps, então elas uniram os dois para fazerem referência ao ambulatório que disponibiliza o teste. Veio delas a ideia de chamar o local de “Ponto de Referência de Testagem”, já que a antiga Casa 13, está em processo de reinstalação e adaptação ao novo local de atuação e não possui nome definido ainda. É importante ressaltar que o local também ainda não possui fachada.

Após a realização dos testes o município de Santa Maria caiu 84 posições no ranking nacional dos casos de HIV.

Além da mobilização de incentivo para que a sociedade realize o teste com a distribuição dos folders no calçadão do Centro da cidade no dia 1° de dezembro, também foram promovidas palestras no Centro Universitário Franciscano e no Calçadão e um cine debate no Shopping Praça Nova nos dias 1° e 2 de dezembro.

No site da prefeitura de Santa Maria encontra-se diversas matérias sobre a campanha Dezembro Vermelho na cidade.

Todas as ações realizadas são parcerias entre a prefeitura municipal e diversos órgãos públicos e privados da cidade, como a Pastoral da Aids, a ONG Igualdade, a Residência Multiprofissional da Unifra, setores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Shopping Praça Nova Santa Maria.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *