Elevação no Índice do Custo de Vida de Santa Maria


Por Luisa Peixoto

 

Foi divulgado ontem pelo curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Franciscano, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM). Segundo a pesquisa, no mês de janeiro de 2017, houve um aumento de +0,15%,  enquanto que, em fevereiro o indicador foi de +0,30%, nos preços médios dos produtos e serviços capturados pela pesquisa mensal de preços.

Houve uma desaceleração dos preços na cidade. O fator de maior influência sobre o índice veio do grupo educação, que registrou alta nas mensalidades escolares, cursos técnicos, superiores e de língua inglesa. O grupo despesas pessoais e habitação, apesar de uma variação relativamente inferior, também teve uma parcela significativa de influência sobre o ICVSM.

A inflação em queda, reflete também uma atividade produtiva menor e uma quantidade de desempregados maior. No ano, a inflação na cidade registrou +0,44% e, nos últimos 12 meses, +6,22%.

 

Fonte: https://icvsm.wordpress.com/2017/03/13/boletim-no-130/

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *