Lançamento da Feira do Livro é na próxima segunda-feira


Por Luisa Peixoto

 

Na noite da próxima segunda-feira (10), no Salão Nobre da antiga SUCV, a partir das 19h, ocorrerá o lançamento da 44ª edição da Feira do Livro de Santa Maria. Estarão presentes o Professor Homenageado, familiares do Escritor Homenageado e do Patrono da edição 2017. Na ocasião, também será conhecida a campanha publicitária dessa edição, elaborada por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano.

O Patrono é Marcelo Canellas, jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Começou na profissão como repórter de polícia do jornal A Razão. É repórter especial da TV Globo desde 1990. Trabalha no núcleo de reportagens especiais do Fantástico, na cobertura de temas ligados aos direitos sociais e aos direitos humanos. Publicou suas crônicas semanais no Diário de Santa Maria durante anos e, em 2013, lançou o livro de crônicas Províncias – crônicas da alma interiorana.

Jornalista e professor de literatura há 27 anos, José Eduardo Escobar Nogueira, é o professor homenageado desse ano. O menino que escrevia versos nas paredes da escola se tornou um poeta reconhecido e já foi indicado ao Prêmio Açorianos duas vezes. De sua produção, destaca-se O meu primeiro milagre, Milongol, Curta-metragem, Pejuçara e Borges vai ao cinema com Maria Kodama.

O santa-mariense Edmundo Cardoso é o escritor homenageado. Desempenhou funções na vida cultural da cidade durante toda a sua existência. Fundou a Escola de Teatro Leopoldo Fróes, o primeiro cineclube, e, durante anos escreveu uma coluna para o jornal A Razão. Também foi autor de livros e Patrono da Feira em 2001. Faleceu em dezembro de 2002, aos 85 anos.

A Feira vai de 29 de abril a 14 de maio na Praça Saldanha Marinho das 13h às 21h, exceto aos sábados, quando inicia às 10h.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Feira do Livro

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *