Concurso de Literatura Infantil está com inscrições abertas


Por Bibiana Iop

 

Divulgação PMSM

Estão abertas as inscrições para o IX Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas promovido pela Academia Santa-mariense de Letras (ASL). Até o dia 31 de julho os interessados poderão inscrever seus trabalhos. Este tem como objetivo contribuir para a valorização da arte literária e sua leitura, incentivando a criação de obras de Literatura Infantil.

O concurso se divide em duas etapas: na primeira acontecem as inscrições dos textos, em que pessoas brasileiras natas ou naturalizadas, residentes de Santa Maria, e que não tenham publicado obras infantis de sua exclusiva autoria podem participar.

Os textos, em prova ou verso, deverão ter extensão mínima de 45 e máxima de 60 linhas, e dirigir-se a crianças na faixa dos 6 aos 10 anos. Cada participante poderá concorrer com até dois textos, encaminhando cinco (5) cópias de cada original, obedecendo à seguinte formatação: Word, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas com espaçamento duplo. As páginas deverão ser todas numeradas e impressas em papel A4, grampeadas ou encadernadas.

Os originais deverão ser inéditos e não ilustrados. A identificação dos concorrentes deverá ser feita por meio de pseudônimos. Dentro de um envelope lacrado e identificado externamente com o pseudônimo, deve conter digitados, assinados e datados, um documento com os dados pessoais do participante e o termo de compromisso, garantindo que o vencedor irá estar presente na próxima Feira do Livro para o lançamento do seu.

As inscrições devem ser entregues na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santa Maria, e a premiação acontecerá no dia 12 de agosto de 2019, quando a entidade dará conhecimento do resultado aos inscritos, através de seus e-mails ou número telefônico. O prêmio de 1º lugar será a publicação de seu texto em livro ilustrado, o recebimento de 50 exemplares e o valor de R$ 1.000,00. No 2º e 3º lugares recebem menção honrosa, e todos os inscritos ganham livros publicados por autores da ASL.

Em um segundo momento, as inscrições de ilustradores devem ser feita no período de 20 de agosto a 2 setembro, onde será fornecido um formulário a ser preenchido e assinado no ato, junto a uma cópia impressa do texto vencedor. A proposta da ilustração deverá ser encaminhada até o dia 16 de setembro, e o resultado será divulgado até o dia 23 de setembro, também por e-mail. O vencedor da ilustração terá até o dia 18 de outubro para encaminhar prontas todas as ilustrações do livro.

O vencedor do 1º lugar para ilustração irá ter seu trabalho publicado no livro,a  ser editado com a história vencedora, o recebimento de 50 exemplares e o valor de R$ 1.000,00, com seu nome escrito na capa da obra. A entrega de ambas as premiações e o lançamento do livro vencedor acontecerão em jantar festivo da ASL, no dia 6 de dezembro, com a participação de representantes das entidades de patrocínio, dos inscritos e de convidados dos vencedores.

O restante da edição total de 600 exemplares será destinado à doação para escolas e professores da área de Educação Infantil, bibliotecas de entidades socioculturais e para as entidades patrocinadoras.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *