Confira a programação do Livro Livre da Feira do Livro


Por Bibiana Iop

 

A 46ª Feira do Livro de Santa Maria começa nesta sexta-feira, dia 26, às 19h, na Praça Saldanha Marinho. Mais de 250 escritores estarão presentes, serão 40 barracas com livros para venda num total de 16 dias de programação. A feira funcionará de domingo à sexta, das 13h às 20h30min e nos finais de semana e feriado, das 10h às 20h30min. Acompanhe as novidades no site ou na página do Facebook.

Confira a baixo a programação do Livro Livre, que acontece todo os dias às 19h no palco da praça.

26 de abril – Sexta-feira

19h – ABERTURA OFICIAL – Praça Saldanha Marinho

27 de abril – Sábado

19h – Espetáculo “BIOGRAFIAS” com Deborah Rosa

As mais emblemáticas cantoras da música brasileira evidenciadas em “Biografias”, por Deborah Rosa. Vozes, canções e histórias de vida de interpretes como Elis Regina, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Maria Bethânia, Elza Soares, entre outras.

28 de abril – Domingo

19h – LIVRO LIVRE BLUES

O projeto é formado por músicos, parceiros de outras bandas e amigos que têm como afinidade o BLUES em sua forma geral. Participam do show Paulo Noronha,  Vítor César, Diego Fiorenza e Ninu Ilha.

29 de abril – Segunda-feira

19h – DOCUMENTÁRIO PASSO DO VERDE – TV OVO

O documentário sobre o distrito de Passo do Verde foi produzido pela TV OVO em 2018 e tem direção de Helena Moura e Alan Orlando. A produção faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade -LIC/SM, que visa contar histórias de lugares, pessoas e memórias de Santa Maria.

30 de abril – Terça-feira

19h – Atena Beauvoir

Atena Beauvoir Roveda é escritora, filósofa e educadora transexual. Premiada pela sua atuação em defesa e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no RS. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidade (NEPEGS) do IFRS – Campus Porto Alegre e colaboradora do projeto TransEnem de Porto Alegre.

 

01 de maio – Quarta-Feira – feriado

19h –  Eliane Brum – No Hotel Itaimbé

Convites podem ser retirados na sala da Coordenação da Feira, na praça, a partir do dia 26, das 13 às 19h

Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Trabalhou 11 anos como repórter de Zero Hora, e dez como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Desde 2010 faz projetos de longo prazo com populações tradicionais da Amazônia e periferias da Grande São Paulo. De 2009 a 2013 foi colunista da revista Época. Desde 2013 tem uma coluna quinzenal, em português e espanhol, no jornal El País. É colaboradora do jornal britânico The Guardian. Eliane publicou seis livros – cinco de não ficção e um romance -, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios.

02 de maio – Quinta-feira

19h – António Skármeta – O CARTEIRO E O POETA

António Skármeta é autor do livro Ardiente Paciencia, que inspirou o filme “O Carteiro e o Poeta”,filme dirigido por Michael Radford sobre a amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde carteiro que deseja aprender a fazer poesia.  Esteban Antonio Skármeta Branicic é chileno descendente de croatas e também autor do livro “Um pai de Cinema”, que foi adaptado para o cinema com direção de Selton Mello, e que recebeu o título “O filme da Minha Vida”.

03 de maio – Sexta-feira

19h – Prado Veppo 20 anos: Vida e Poesia

Bate-papo misturando poesia, crítica literária e memória, sobre a obra do poeta Prado Veppo, com a coordenação do professor homenageado desta edição, Pedro Brum Santos. O bate-papo contará com a  participação de convidados, incluindo a filha do poeta.

04 de maio – Sábado

19h – Max Belzareno

Max Belzareno é graduando em História pela Universidade Federal de Rio Grande-FURG e Técnico em Química. Autor de outros dois livros publicados pela Chiado Editora, Inesquecível e Rua Nuvem de Estrelas, também é crítico literário.

05 de maio – Domingo

19h – GRUPO HORIZONTE E LUIZ CARLOS BORGES

Noite de homenagem a Humberto Gabbi Zanatta com show de Luiz Carlos Borges e Grupo Horizonte.

06 de maio – Segunda-Feira

 19h – Marina Colasanti

Escritora, jornalista e artista plástica, nasceu em 1937 em Asmara, na capital da Eritreia. Tem mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles, poesias, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e diversos ensaios. Trabalhou em televisão, como entrevistadora, redatora e apresentadora, em programas jornalísticos culturais. É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, com vários prêmios Jabutis, além de dois prêmios latino-americanos.

07 de maio – Terça-Feira

19h – Raphael Montes  MISTÉRIOS DA LITERATURA: SUSPENSE E TERROR

Raphael Montes nasceu em setembro de 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, teve contos publicados em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen’s Mystery Magazine.  Todos os seus livros tiveram os direitos de adaptação vendidos para o cinema e estão em produção.  Além disso, escreve roteiros para cinema e TV.

Dia 8 de maio – Quarta-feira

19h – NOITE DO PATRONO

Homenagem ao patrono da 46ª Feira do Livro, Maurício Leite.

Dia 9 de maio – Quinta-feira

19h – Adriana Negreiros

A autora da biografia da Cangaceira Maria Bonita conta como realizou a pesquisa para o livro – e o que ela descobriu. Adriana Negreiros, jornalista, é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nas revistas Veja, Playboy, Claudia e Marie Claire e é colaboradora da revista Piauí. Maria Bonita, sexo, violência e mulheres no cangaço é seu livro de estreia. Atualmente, trabalha em seu segundo livro, uma nova investigação sobre as mulheres, a ser lançado em 2020.

Dia 10 de maio – Sexta-feira

19h – Eliana Yunes

Eliana Yunes é formada em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, com pós doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia. É professora associada da PUC – Rio e professora visitante em universidades brasileiras e do exterior. Criou para a Biblioteca Nacional o Programa Nacional de Leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e comparte a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *