Feira do Livro divulga três escritores confirmados para o Livro Livre


Por Bibiana Iop

 

A 46ª edição da Feira do Livro de Santa Maria, que ocorre de 26 de abril a 11 de maio, tem divulgado semanalmente, em seu perfil do Instagram, dicas de quem serão os escritores confirmados para o Livro Livre, realizado todos os dias na Feira, às 19h. Até agora, três nomes foram confirmados e devem agradar diferentes gerações. 

O primeiro é o chileno Antonio Skármeta, autor de títulos como O carteiro e o poeta e El baile de la Victoria. Skármeta, nascido em 1940, estudou Filosofia e Literatura em seu país e em Nova Iorque, foi professor de Literatura e diretor teatral na Universidade do Chile até 1973. Na década de 80, dedicou-se à escrita, ao cinema e ao teatro, também participando como professor convidado em universidades europeias e norte-americanas. Seus romances e contos já foram traduzidos para mais de 25 idiomas. Em uma de suas adaptação para o cinema, conquistou cinco indicações ao Oscar. Produziu premiados livros, novelas, longa-metragens, livros infantis e peças teatrais, além de traduzir algumas obras para castelhano.

A segunda autora confirmada é Marina Colasanti, autora de diversos livros, entre eles Ofélia a ovelha, A moça tecelã e Breve História de um Pequeno Amor. Escritora, jornalista e artista plástica, nascida em 1937 na capital de Eritreia, país no “chifre” da África. Ainda pequena mudou-se com os pais para Itália e, em 1948, partiu para o Brasil fixando-se no Rio de Janeiro. Estudou artes plásticas e  ingressou na esfera da comunicação, atuando como editora, escritora de crônicas, redatora e ilustradora. Tem mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens, e diversos ensaios. Além disso, trabalhou na televisão com programas jornalísticos culturais e é uma das mais premiadas escritoras brasileiras. Suas obras são direcionadas para crianças e jovens, e seus ensaios perpassam temas  como o feminino, a arte, o amor e os problemas sociais.

Por último, mas não menos importante, Raphael Montes também é nome confirmado na programação. Nascido em 1990 no Rio de Janeiro, é escritor e roteirista de literatura policial. Estreou na literatura em 2012 com seu romance Suicidas, que ganhou adaptação para o teatro em 2015. Seu segundo romance foi vendido em mais de 14 países e, assim como todos seus livros, teve os direitos de adaptação vendidos para o cinema e estão em produção. Desde abril de 2015, Raphael assina uma coluna semanal em O GLOBO e apresentou o programa Trilha de Letras na TV Brasil, de abril de 2017 à fevereiro de 2019. 

A programação completa da Feira do Livro deste ano será divulgada na próxima segunda,  no  Santa Cultura Café (Av. Presidente Vargas, 1400).

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *