Crianças do projeto social Nações em Ação visitaram o curso de jornalismo do Centro Universitário Franciscano nesta tarde ,03. A inciativa foi da equipe de acadêmicos do curso de Jornalismo, que atuam no projeto através de práticas dentro da disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II.
Luísa Neves, acadêmica de jornalismo que atua na ONG, diz que “Através da oficina de jornalismo dada pelos alunos do curso, as crianças desenvolvem habilidades na escrita e no vocabulário, desenvolvem senso crítico ao debater filmes e conhecem um pouco mais do dia-a-dia do jornalista”.
O projeto social é da igreja Templo das Nações e, segundo a coordenadora, Marta Dias, atende 25 crianças com idade de 6 a 15 anos que estão em vulnerabilidade social. Marta conta que no projeto as crianças têm apoio psicológico e de outros profissionais, como também, terapeuta ocupacional e assistente social. “O projeto funciona no turno inverso ao das aulas, quem estuda de manhã, vai à tarde para o projeto e quem estuda a tarde vai de manhã”, diz Marta, que ressalta que o curso funciona das 08:00 às 17:00 e as crianças recebem café da manhã, almoço e café da tarde na ONG.
A coordenadora do projeto conta que o grupo já existe a seis anos e além de atender crianças e adolescentes, há também uma parceria com a empresa Coca-Cola de Santa Maria, para que jovens de 15 a 25 anos se preparem para o mercado de trabalho.
“ Temos um curso coletivo, em parceria com uma empresa aqui de Santa Maria, neste curso jovens de 15 a 25 aprendem e se preparam para o mercado de trabalho”, conta Marta que ainda complementou dizendo que todos os jovens que quiserem participar deste curso podem entrar em contato. Segundo ela, as matrículas estão abertas até 25 de outubro, para realizá-la basta ir até a igreja Templo das Nações, que fica na Avenida Presidente Vargas 377.