Há 30 anos, em setembro de 1985, era lançada a coletânea musical Rock Rio Grande do Sul. Para produzir este disco, com a participação de artistas que representassem o rock de Alegre, a gravadora RCA – atual Sony BMG Music Entertainment – selecionou as seguintes bandas: Os Replicantes, TNT, DeFalla, Garotos da Rua e Engenheiros do Hawaii.
Após esses 30 anos ainda tem gente que se lembra, que comprou e que fez parte dessa história, os comunicadores da Rádio Armazém Luiz Gustavo de Oliveira e Maria Luíza Viana comentam um pouco sobre a repercussão e a importância da coletânea na história do rock gaúcho.
“A importância desse disco foi a divulgação que essas bandas tiveram no cenário regional, e também alavancaram o rock gaúcho para um patamar maior que o regional, para um patamar nacional. Por exemplo, Os Replicantes, uma das bandas que tem mais influências dentro do punk, os Engenheiros do Havaii, que foi a única banda gaúcha que alcançou maior sucesso nesse ramo, o DeFalla é muito citada pelo rapper brasileiro Marcelo D2 e pelo vocalista da banda internacional Red Hot Chilli Peppers, Anthony Kiedis”, afirma o comunicador da rádio Luiz Gustavo de Oliveira, acadêmico do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano.
“A ideia do disco nasceu no dia 11 de setembro de 1985, com o festival Rock Unificado, no Gigantinho. Bandas gaúchas tocaram onde só se tinha shows internacionais. Um olheiro da gravadora RCA viu e teve a ideia de fazer o disco Rock Grande do Sul” explica a comunicadora Maria Luíza Viana, estudante de Jornalismo.
Além desse disco, outro também foi lançado na mesma década como o disco Rock Garagem, 1980. Diferentemente do primeiro, esse disco era mais voltado ao punk, com a participação das bandas Os Replicantes, Leviaethan, Valhala, Frutos da Crise, Astaroth, Moreirinha e Seus Suspiram Blues, Fluxo, Garotos da Rua, Urubu Rei e Taranatiriça, que também teve influência, mas não teve tanto sucesso.