O Workshop de Biotecnologia e Nanociências trouxe na manhã de hoje, 11, a palestra High-energy ball milling, a tool to transform matter , uma ferramenta de alta energia utilizada para transformar a matéria, ministrada pelo professor Erick Juárez Arellano , doutor e pesquisador do curso de Química Aplicada da Universidad Del Papaloapan, no México.
Conforme o professor explica, sua pesquisa se baseia em uma metodologia que se chama em espanhol: amolina mecânica. Trata-se da utilização de um moinho com esferas metálicas como uma ferramenta de obtenção de matéria. Um moinho em que essas esferas metálicas transferem energia para um material e o transformam em outro material, com outras propriedades físicas e químicas.
O professor explicou todo o processo gerador de novos materiais a partir de forças aplicadas nas esferas e substituições de átomos que são controlados e alterados conforme a temperatura e velocidade empregada. Os efeitos obtidos através das variáveis também são controlados. A partir dessas novas matérias que surgem, pode-se obter diferentes meios de aplicação, como por exemplo, o metal alterado pode ser utilizado em diferentes trabalhos na mineração, como perfuradores e componentes de máquinas pesadas.
Um dos materiais que já foi extraído nos processos de pesquisa foi o amido, utilizado para uso farmacêutico e/ou culinário e, também, na produção de películas. Toda essa pesquisa tem como finalidade o baixo custo/benefício, já que é possível obter diferentes tipos de matérias e de uma maneira mais barata, o que impacta diretamente o custo final de qualquer produto.