O novo desafio online que tem se propagado para além das redes sociais é o Trashtag Challenge, traduzido como “Desafio do Lixo”. Nele, os participantes escolhem um lugar poluído, retiram o lixo e publicam fotos mostrando o antes e 0 depois. A iniciativa propõe que ações individuais colaboram para um mundo melhor. Participantes tem recolhido o lixo de locais públicos e contribuem para mudar a paisagem dos mais variados lugares, desde margens de rodovias e rios, parques, praças, ruas e praias.
Além disso, o movimento alerta para duas questões importantes que são a quantia de lixo que produzimos e o destino que damos a ele. Exemplo disso é uma baleia encontrada morta, no início desta semana nas Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago. O descarte do lixo de forma incorreta e ao grande volume produzido, entre outras questões, estão diretamente associados à preservação dos recursos hídricos.
É conectando esses fatores, que nesta sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, haverá atividades de educação ambiental às margens do Arroio Cadena, em Santa Maria, que vão aderir ao desafio do lixo e estimular a preservação ambiental. Entre elas está o plantio de mudas de árvores nas margens do curso d’água no bairro Noal, na Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas, envolvendo alunos, moradores e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Estudantes das escolas Edy Maya Bertóia e Aracy Trindade Cáurio também farão ações no Arroio Cadena, na altura da Avenida Dom Ivo Lorscheiter, no bairro Passo D’Areia. E alunos da Escola Municipal Pão dos Pobres farão uma visita de estudos em pontos do córrego.