Na manhã de quarta-feira, 16, foi realizado pelos alunos da disciplina de Leitura e Produção Textual, do primeiro semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana, um debate sobre o tema imigração — que teve como subtemas saúde, trabalho, educação, moradia e xenofobia. Os acadêmicos foram divididos em grupos de mediadores, grupo de defesa e de contestação e análises da defesa e contestação.
A atividade, coordenada pela professora Liane Kist, visou desenvolver a habilidade de leitura e escrita assim como a produção oral, aprimorando atividades que envolvem a fala. “O objetivo era fazer com que os alunos pudessem pensar sobre a organização lógica do ponto de vista da oralidade, como o aluno organiza sua fala e faz a sua apresentação pública. Ao mesmo tempo em que nós trabalhamos com as habilidades da oralidade, nós trabalhamos também com a habilidade da argumentação”, explica Liane.
Para a estudante de Jornalismo Vitória Gonçalves, a experiência é muito importante na interação dos alunos e o aprendizado de respeitar a opinião do outro independente do tema. “Acredito que seja importante pela questão de ser um tema em pauta no Brasil e ter conhecimento sobre ele é algo importante”, destacou a aluna.