Ocorreu nesta terça (13) e quarta-feira (14), o XIII Salão de Iniciação Científica (SIC) da Universidade Franciscana (UFN). O objetivo do evento anual é divulgar, integrar e avaliar as pesquisas científicas, tecnológicas e de extensão que são desenvolvidas na instituição. A exposição reuniu mais de 100 projetos voltados para a pesquisa científica.
A exposição abre oportunidades para os estudantes dos cursos de graduação que contam com bolsa, assim como os professores orientadores. Alunos do ensino médio que tenham bolsas CNPq e UFN também puderam expor seus trabalhos.
Segundo Laura Pantoja de Oliveira, estudante do 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda (PP) e bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), a elaboração de sua pesquisa ajudou na hora de selecionar um tema para seu Trabalho Final de Graduação (TFG). Laura teve como título da pesquisa a ‘Identificação do comportamento leitor na era do streaming’. “É muito legal poder compartilhar o que eu aprendi e receber informações do público. Eu apresentei meu TFG I e meu tema vai englobar a obra audiovisual e a obra literária. Com a minha pesquisa, este tema pode ser aprofundado. Eu tenho muita vontade de continuar pesquisando sobre isso”, afirma.
Já Nathália Arantes, estudante do 8º semestre de Jornalismo e bolsista pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex), trouxe o tema ‘Ciência é pop: estratégias de divulgação e de popularização da ciência’. Ela acredita que “a iniciação científica deveria ser como um ‘rito’ para todos os alunos. Não apenas por se estar a frente de uma pesquisa, mas também pelo ambiente onde ela é realizada, com muitas trocas de leitura. Então eu acho interessante que se tenha essa aproximação para ter uma ideia de como é”.
A professora e coordenadora da PP, Graziela Knoll, atuou também como orientadora em algumas pesquisas expostas. “Um dos ganhos principais de ter o SIC é poder mostrar dentro da universidade, ainda para os outros acadêmicos e cursos, como é feita a ciência em um nível em que os alunos se envolvem na pesquisa desde o momento que ingressam na graduação. Eles são orientados por um professor e podem pesquisar, desenvolver uma explicação sobre o tema, conhecer mais o campo e aprender a fazer pesquisas”, afirma a professora.
O evento foi coordenado pelo professor Marcos Alexandre Alves, Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, além da professora Aline Ferreira Ourique, Diretora da Unidade de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa. A conclusão do evento ficou por conta da vice-reitora da instituição, Solange Binotto Fagan, que tratou sobre o ‘Panorama da Pesquisa Científica da UFN”.