Ocorreu na noite desta quinta feira (30) a XIV Jornada de Jornalismo. A atividade consiste na apresentação dos projetos monográficos de oito alunos do sétimo semestre, com a presença de professores orientadores e de avaliadora.
Márlon Mata de Souza, orientado pelo professor Mauricio Dias, foi o primeiro a apresentar na Jornada de Jornalismo. O estudo de Márlon é sobre ‘Comunidades de fãs da banda O Rappa no Facebook’. A professora Luciana Carvalho fez considerações sobre a proposta.
Luiz Gustavo Mousquer de Oliveira, orientado pelo professor Gilson Piber, tem como foco discutir os ‘Desafios de implantação da webrádio Armazém em Santa Maria’. A professor Rosana Zucolo contribuiu com sugestões para a projeto de Luiz Gustavo.
Amanda Silva dos Santos, orientada pela professora Neli Mombelli, pesquisa a ‘Convergência de linguagens: as histórias contadas pelos videoclipes da banda Scalene‘. O trabalho recebeu sugestões do professor Mauricio Dias.
Luisa dos Reis Neves, orientada pela professor Rosana Zucolo, fará estudo sobre ‘Jornalismo ambiental no Programa Cidades & Soluções do jornalista André Trigueiro, da GloboNews. A professora Neli Mombelli fez comentários sobre a pesquisa.
Bernardo Mayer Steckel, orientado pelo professor Gilson Piber, avalia as ‘Estratégias na narração esportiva’. A professora Rosana Zucolo fez contribuições à pesquisa.
Daniel de Moura Pinto, orientado pela professora Rosana Zucolo, aborda os ‘Processos migratórios dos senegaleses e haitianos no Rio Grande do Sul’ a partir de análise do discurso do jornal O Pioneiro. A professora Sione Gomes comentou a proposta de Daniel.
Victor Pias Salgueiro, orientado pelo professor Bebeto Badke, vai analisar o quadro ‘Bem Sertanejo’, apresentado pelo cantor Michel Teló no Fantástico. A professora Glaise Palma, organizadora da Jornada de Jornalismo, fez ponderações sobre a pesquisa.
Renan de Mattos, também orientado pelo professor Bebeto Badke, foi o último a se apresentar na jornada. O trabalho, que analisará a narrativa do filme ‘Bandido da Luz Vermelha’, marco na história do cinema marginal brasileiro, teve como banca a professora Neli Mombelli.
Todos os alunos que apresentaram seus temas irão finalizar seus TFG’s em junho de 2016. Após a presentação na noite desta quinta-feira, a coordenadora do curso, professora Sione Gomes, parabenizou a todos os apresentadores e confirmou que a nova grande do Curso de Jornalismo foi aprovada.
A Jornada de Jornalismo teve cobertura da turma de Jornalimo Online e da Agência Central Sul no Facebook, no Twitter e no Instagram.
Por Pedro Gabriel e Sarah Vianna para a disciplina de Jornalismo Online