Os laboratórios de jornalismo estão presentes em todos os vestibulares no Centro Universitário Franciscano – Unifra. Os estudantes, dentro da Instituição, têm a oportunidade de praticar os estudos de sala de aula e vivenciar a rotina de uma cobertura jornalística em tempo real, como as que serão enfrentadas no mercado de trabalho.
Segundo a professora e coordenadora do curso de jornalismo, Sione Gomes, a movimentação do vestibular traz uma sensação de acolhimento que a Instituição deseja passar aos vestibulandos, em parceria com o envolvimento dos cursinhos pré-vestibular e o curso de Jornalismo: “Para o curso, é uma oportunidade muito especial de exercitar o que é a nossa profissão, que é de fato acompanhar um evento que está acontecendo. Entrevistar, fotografar, buscar as impressões, contar as histórias. É, sem dúvida, um momento muito especial”, afirma a coordenadora.
No total, cinco laboratórios estão presentes esse ano: a Agência Central Sul, coordenada pela professora Rosana Zucolo, conta também com a professora Carla Torres nessa edição d vestibular; o Laboratório de Fotografia e Memória, coordenado pela professora Laura Fabrício, o Laboratório de Jornalismo Multimídia, Multijor, a cargo do professor Maurício Dias; a Rádioweb Unifra comandada pelos professores Gilson Piber e Maicon Kroth e o Laboratório de Produção Audiovisual (Laproa), sob responsabilidade das professoras Neli Mombelli e Glaíse Palma. Em cada um deles, uma equipe de estudantes de diferentes semestres do curso trabalha de modo integrado.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=NMFYug63gJs&feature=youtu.be”]