Faltam quatro dias para as eleições, que ocorrem no próximo dia 6 de outubro, domingo. O horário de votação nos dois turnos será das 8h às 17h (horário de Brasília). As pessoas aptas a votar neste primeiro turno, caso esqueçam o título de eleitor, poderão mesmo assim efetuar a votação. O Tribunal Superior Eleitoral informa que os eleitores podem apresentar um documento oficial com foto ou o título de eleitor digital. Para isso, o votante deve ter o aplicativo e-Título baixado em seu celular, e nele deve constar a foto da pessoa. Vale ressaltar que, para identificação apenas com a plataforma digital, é necessário ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral anteriormente.
Eleitores que desejam utilizar o e-Título para votar no primeiro turno das eleições, neste domingo, dia 6, devem ficar atentos ao prazo limite para baixar ou atualizar o aplicativo. Segundo o TSE, o e-Título deve ser atualizado para a versão mais recente, e aqueles que ainda não o instalaram devem baixá-lo até o dia 5 de outubro, um dia antes das eleições, para que todas as funcionalidades estejam disponíveis. O app é gratuito; para fazer o download, é necessário ter realizado o registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. A validação será feita após o cruzamento das informações com as já existentes na Justiça Eleitoral. Só assim o aplicativo estará disponível para ser usado como título eleitoral digital.
Outro alerta para os cidadãos é que não é permitido ir às urnas portando apenas o título de eleitor na versão física, pois este não possui foto. O título deve ser apresentado juntamente com outro documento oficial que tenha foto. Mais de 155 milhões de eleitores em 5.569 municípios estão aptos a votar para os cargos de prefeito e vereadores nas eleições municipais de 2024. É fundamental que todos os eleitores se preparem adequadamente para o dia da votação, garantindo a apresentação dos documentos necessários.
Abaixo consta a lista de documentos que pode ser apresentada no dia da votação:
- Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis)
- Passaporte
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- e-Título (com foto)