Curtas da UFN trazem cinco mulheres como protagonistas de suas histórias


Por Neli Mombelli

 

Personagens do curta A visita. Foto: Neli Mombelli

Cinco mulheres são as protagonistas das histórias dos curta-metragens rodados pelos alunos de Cinema II do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana neste semestre. A visita e 1/4 de memória trazem questões atuais e pontuais que envolvem o universo feminino, mas não se resumem somente a ele.

A visita foi gravado em duas diárias na última semana e traz no elenco Marta Helena Canabarro Ketz, Cler Garcia e Natália Souza. Uma costureira, a Velha, recebe a vista de uma antiga conhecida, a Mãe, e sua futura nora, a Noiva, para fazer o vestido de casamento. Devido às diferenças de gerações e crenças, as duas mulheres mais velhas entram em um debate ideológico que permanece em constante empate, sob o olhar atento da Noiva. O roteiro e a direção são de Pietro Athayde, acadêmico do curso de Jogos Digitais, que faz a disciplina com a turma de Jornalismo. Pietro diz que a história se originou da atualidade, em que há muitas brigas sociais porque não  não há uma aceitação de opiniões diferentes. A equipe ainda conta com mais oito colegas do Jornalismo e uma estudante do curso de Design de Moda. O filme exigiu um intenso trabalho da direção de arte para compor a sala da casa da personagem e os figurinos que buscavam uma característica retrô misturada com elementos do fantástico.

Parte da equipe do curta A visita. Foto Alexsandro Pedrollo

Já o curta 1/4 de memória será rodado na sexta-feira e sábado desta semana. Na história, uma carcereira trava um jogo de estratégia com sua prisioneira. Memórias, traumas e tabus se entrecruzam entre as grades da cela e o tabuleiro de xadrez, enquanto uma busca encontrar a outra para libertar-se. O filme fala de como uma violência velada pode se transformar em uma prisão. O roteiro é de Evelin Bittencourt e a direção de Natália Venturini. Evelin comenta que o curta serve de alerta para as mulheres que sofrem violências que, por vezes, são naturalizadas pela sociedade. Na equipe estão mais 8 colegas do curso em diferentes funções. No elenco estão as irmãs Larissa e Letícia Cronemberger, além de Robson Garcia. Assim como em A visita, o cenário de  1/4 de memória também passa pelo universo do imaginário, já que a prisão em que se passa a história não é convencional. Ainda, os figurinos estão sendo costurados especialmente para a história.

As produções têm a orientação da professora Neli Mombelli e a direção de fotografia de Alexsandro Pedrollo. A disciplina busca introduzir os principais conceitos e funções em uma produção audiovisual desde a concepção do argumento, roteiro artístico, passando pelo pitching, roteiro técnico, pré-produção, produção, pós-produção e circulação de uma obra audiovisual. E para que os curtas sejam viabilizados, diversas empresas e pessoas da comunidade colaboram em forma de apoio cultural, seja fornecendo alimentação, fretes, objetos de cena, figurinos, etc. É uma rede que se forma e permite aos estudantes vivenciarem de fato todas as etapas de produção.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *