#desafiodolixo é uma das ações pró Dia Mundial da Água


Por Bibiana Iop

 

O novo desafio online que tem se propagado para além das redes sociais é o Trashtag Challenge, traduzido como “Desafio do Lixo”. Nele, os participantes escolhem um lugar poluído, retiram o lixo e publicam fotos mostrando o antes e 0 depois. A iniciativa propõe que ações individuais colaboram para um mundo melhor. Participantes tem recolhido o lixo de locais públicos e contribuem para mudar a paisagem dos mais variados lugares, desde margens de rodovias e rios, parques, praças, ruas e praias.

Dia Mundial da Água, comemorado neste 22/03, refresca a nossa memória de que este líquido é um bem finito e cada vez mais poluído.

Além disso, o movimento alerta para duas questões importantes que são a quantia de lixo que produzimos e o destino que damos a ele. Exemplo disso é uma baleia encontrada morta, no início desta semana nas Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago. O descarte do lixo de forma incorreta e ao grande volume produzido, entre outras questões, estão diretamente associados à preservação dos recursos hídricos.

É conectando esses fatores, que nesta sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, haverá atividades de educação ambiental às margens do Arroio Cadena, em Santa Maria, que vão aderir ao desafio do lixo e estimular a preservação ambiental. Entre elas está o plantio de mudas de árvores nas margens do curso d’água  no bairro Noal, na Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas,  envolvendo alunos, moradores e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Estudantes das escolas Edy Maya Bertóia e Aracy Trindade Cáurio também farão ações no Arroio Cadena, na altura da Avenida Dom Ivo Lorscheiter, no bairro Passo D’Areia. E alunos da Escola Municipal Pão dos Pobres farão uma visita de estudos em pontos do córrego.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *