JornalEco: Há quinze anos, o jornal ambiental da região centro do Rio Grande do Sul

Como os problemas de caráter ambiental passaram a ser discutidos somente a partir da década de 1960, a construção conceitual a respeito também é relativamente nova.
JornalEco é uma publicação é semestral, desenvolvida na disciplina de Jornalismo Especializado, do Curso de Jornalismo da Universidade Franciscana, de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Em atividade desde 2005, até 2015 foi impresso para distribuição gratuita e publicado online em versão apenas transpositiva – folheável no site – no mesmo dia da distribuição da versão impressa. Atualmente é publicado somente online, para acesso também gratuito. A partir do primeiro semestre de 2016, no entanto, houve uma transição, quando o Jornal passou a ser publicado apenas online.

JornalEco colabora para a formação do olhar crítico, do exercício dos critérios de noticiabilidade, valores-notícia, redação e edição – além, claro, da consciência cidadã desses jovens, já que eles têm oportunidade de produzir um jornal focado no ambiente antes mesmo de sair da faculdade.

Interdisciplinaridade sempre foi característica de JornalEco. Único jornal ambiental em toda região central do Rio Grande do Sul, ele tem mantido a periodicidade semestral e tem sido pautado pelas maiores demandas em relação às temáticas ambientais locais, sem deixar de estar atento às atualidades globais nesse sentido.

A edição atual expressa bem esse perfil. Nela, temas locais e regionais manifestam problemáticas que expressam preocupações globais, seja o uso de agrotóxicos ou a economia de água; seja a necessidade de sobreviver em meio à pandemia produzindo o mínimo dano ao ambiente, por meio da redução de resíduos ou, mesmo entendendo qual o papel do ser humano frente às transformações pelas quais o mundo está passando.

A atual edição inaugura uma nova fase do JornalEco, em que colaboram Emanuele Rosa, podutora editorial e técnica do laboratório de impresso e digital do curso de Jornalismo da UFN, criadora da nova identidade visual além da diagramação dos textos; Iuri Lammel, professor do Curso de Jornalismo da UFN que trabalhou na migração do conteúdo de JornalEco para esta nova Plataforma, tendo trabalhado ao longo de todo o processo de digitalização das edições de JornalEco desde 2016; e Carla Torres, professora da disciplina de Jornalismo Especializado em que JornalEco é produzido e editora da publicação.

Se você já acompanhava o Jornal, aguarde novas publicações a cada semestre. Para quem está conhecendo JornalEco agora, esperamos que essa publicação faça parte de suas rotinas de leitura sobre ambiente, de modo que as realidades local e global entrem em sua rota de interesses e possibilidades e engajamento na conscientização e posicionamento frente às urgências do Planeta que habitamos.

 

 

 

Professora orientadora: Carla Torres (Jornalismo Especializado I)

Projeto: o site foi elaborado pelos acadêmicos Luana Iensen Gonçalves, Mateus Konzen, Patrese Lehnhart Rabenschlag e Tamires Rosa da Silva durante a disciplina de Projeto Experimental em Digital, sob a orientação do professor Iuri Lammel, no 2º semestre de 2015.

Fechar Menu