Jornalismo UFN no Santa Maria Vídeo e Cinema


Por Neli Mombelli

 

Hoje é a abertura oficial do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema com a exibição do filme Legalidade (2019), de Zeca Brito, no Centro de Convenções da UFSM, às 19h. A programação da 13² edição traz muito audiovisual e debate para a cidade. O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana é um dos apoiadores do festival e os professores do curso irão mediar os debates dos filmes convidados que serão exibidos de quarta à sexta-feira, às 16h, na Praça Saldanha Marinho.

Amanhã, 30, será exibido o documentário Depois Daquele Dia (2018), de Luciane Treulieb, que reflete sobre os impactos e aprendizados que a tragédia da Kiss trouxe para si, irmã de vítima, e para Santa Maria. A mediação será da professora Rosana Zucolo, com a participação de Neli Mombelli, também professora do curso, orientadora e montadora do filme, Marcos Borba, diretor de fotografia, e familiares das vítimas da tragédia.

Na quinta, 31, será exibido Manhã Transfigurada (2009), de Sérgio Assis Brasil, em homenagem aos 10 anos de lançamento do filme, primeiro longa-metragem santa-mariense. O filme é baseado em um romance homônimo de Antonio de Assis Brasil e se passa no final do século XIX, período em que as oligarquias e a igreja dominam a sociedade e a mulher tem um papel de submissão. Na história, a jovem Camila (Manuela do Monte) é forçada a casar-se com um rico fazendeiro para resgatar a posição social de sua família. A mediação será do professor Carlos Alberto Badke e contará com a presença de parte do elenco do filme e da família do diretor.

Na sexta-feira, 01, será a vez do documentário de Daniela Sallet e Juan Zapata, Substantivo Feminino (2017). O filme retrata a história de Giselda Castro e Magda Renner, dua mulheres gaúchas militantes do movimento ambientalista que percorreram o mundo em conferências internacionais, na ONU e no Banco Mundial. O debate será mediado pela professora Glaíse Palma e terá a presença da diretora do filme e da família de Giselda Castro.

Além dos debates, o curta-metragem de ficção Post It, produzido no semestre passado na disciplina de Cinema II do curso de Jornalismo, concorre na mostra local e será exibido na quinta-feira, a partir das 19h, na Praça Saldanha Marinho. O filme é um suspense que narra o cotidiano de uma estudante universitária que, com o passar dos dias, encontra mensagens espelhadas pela sua casa em post its.

Outro concorrente na mostra local e nacional é o documentário Feminino Substantivo (2019), dirigido pela professora Neli Mombelli. As ambivalências de ser mulher e o dia em que elas reuniram na maior manifestação de mulheres na história do Brasil é o tema do filme. A exibição será na sexta-feira, 01, a partir das 19h, na Praça Saldanha Marinho.

Os filmes que concorrem nas mostras local e nacional estão com votação aberta para júri popular no site do Diário de Santa Maria, onde é possível assistir aos filmes. Também haverá votação presencial nos dias de exibição do festival.

A programação completa pode ser conferida no site do SMVC, pelo Facebook ou Instagram do festival.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *